Uso de fogo em plantações: conheça as melhores alternativas

Antes de iniciar o plantio, é muito comum que produtores e agricultores se utilizem da técnica de queimada para limpar e preparar o solo. Entretanto, muitas vezes o fogo é utilizado sem acompanhamento e cuidado específico, podendo, em ver de atuar na preparação do solo, danificá-lo, eliminando nutrientes e outros compostos que são essenciais para que as plantas cresçam fortes e saudáveis.

Além de empobrecer o solo, as queimadas também podem causar danos às redes de eletricidade, acidentes em estradas ou rodovias e, sem dúvidas, acaba poluindo o meio ambiente. Tendo isso em mente, pesquisadores desenvolveram uma série de alternativas para limpar e preparar o solo. Conheça algumas delas:

Sistema Agroflorestal

 Este tipo de modelo é destinado, sobretudo, àqueles que realizam, no solo, cultura de plantas. Os SAF, como são conhecidos os sistemas agroflorestais, são uma alternativa sustentável para a agricultura.

Isso porque eles utilizam um modelo de sistema em que a cultura de vários produtos que combinam entre si proporciona um solo mais rico em nutrientes para que esses cultivos sejam desenvolvidos com qualidade.

A ideia do sistema agroflorestal é aproximar o máximo possível a agricultura da floresta. Ela é ideal para quem deseja produzir plantas e alimentos em escala.

Sistema de Plantio Direto

Além de ser uma alternativa para as queimadas, o sistema de plantio direto também é uma forma de controlar a erosão do solo. O sistema de plantio direto é, justamente, um conjunto de atividades agrícolas pautado em três ideias principais:

  • O não revolvimento do solo: apenas em casos de sulco de plantio.
  • A cobertura do solo: com resíduos da cultura anterior ou através da palhada.
  • Rotação de culturas: plantio de diferentes produtos em cultivo sequencial na mesma área.

Essa é uma alternativa bastante viável economicamente, uma vez que não há tanto gasto com combustível, com técnicas de preparação do solo e, ainda, da utilização de herbicidas.

Sistema de integração entre lavoura, floresta e pecuária

Isso significa dizer que se há uma integração entre árvores e pastagem, o solo pode ser explorado ao longo do ano. A própria Embrapa auxilia no aumento da oferta de grãos, leite e carne a um preço mais acessível, uma vez que há uma grande relação entre as atividades da agropecuária.

Queimada controlada

A técnica da queimada deve ser a última utilizada nas pastagens. Todavia, caso opte-se por essa prática, é preciso ter autorização da Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (FEMARH).

Essa autorização é fundamental porque, dessa maneira, o agricultor terá suporte de toda a estrutura governamental, como corpo de bombeiros, da própria FEMARH e da secretaria estadual de agricultura.

Ela é a melhor maneira de garantir que não haverá incêndios, uma vez que a área será isolada e previamente determinada. A Embrapa oferece informação de todos os procedimentos necessários para realizar a queimada controlada e segura.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *