Cerca elétrica rural: Vale a pena instalar?

Quando viajamos para o interior, é muito comum ver cercas em todas as partes. Elas são formas de delimitar espaços e limites entre uma propriedade e outra. Além disso, a cerca rural também é utilizada para o manejo do gado e cercar plantações.

Atualmente, alguns proprietários têm optado por instalar a cerca elétrica rural em vez de utilizar a convencional. Isso acontece porque os custos da cerca elétrica acabam saindo por um preço mais baixo em relação a tradicional.

Vale a pena instalar cerca rural?

A cerca rural é, de fato, importantíssima para uma propriedade rural, da mais simples à mais moderna, por uma questão de segurança mesmo.

Na pecuária, por exemplo, a cerca elétrica é muito utilizada, uma vez que, em contato com o fio, o animal acaba recebendo um choque. Não se preocupe, porque esse choque é curto, bem rápido e seguro, mas o suficiente para manter o animal distante do limite e mais manso.

Entre as vantagens da cerca elétrica, estão:

  • Redução de mão de obra – cercas comuns requerem palanques a cada dois ou três metros, enquanto cercas elétricas utilizam a cada dez metros. Ou seja, quanto maior o terreno, menor a mão de obra.
  • Otimização da pastagem – delimitando espaços, o gado acaba se concentrando em se alimentar da vegetação disponível sem ficar andando longas distâncias. Nesse sentido, cada pequena área do pasto se torna mais eficiente.
  • Ótimo custo x benefício – se compararmos outras tecnologias, podemos ver que o custo para instalação e manutenção da cerca elétrica rural é bem reduzido. Em contrapartida, apesar de serem simples, elas são eficientes para conter animais.
  • Ajuda a engordar o animal – com espaço restrito, o animal acaba se alimentando bem e caminhando menos. Dessa maneira, o processo de engorda do gado também é mais eficiente.

 Algumas dicas de cuidado e instalação

É muito importante fazer o planejamento antes de iniciar as instalações. Dessa maneira, você pode examinar toda a geografia do terreno disponível e determinar cada área de forma mais eficiente.

Planejar as delimitações da cerca é, também, planejar onde e como estarão dispostos os bebedouros, que são fundamentais para a criação dos animais.

A escolha do tipo de arame também faz toda a diferença. Uma cerca elétrica não requer tantos nós. Entretanto, se o terreno não for plano, o arame farpado pode ter uma melhor eficiência, já que é mais fácil de fazer curvas mais seguras.

Fique atento à qualidade do material utilizado para a sua cerca. Atualmente, no mercado, existem várias opções, das mais baratas às mais caras. Tenha o cuidado de escolher um material que tenha uma duração maior. Você certamente encontrará boas opções sem investir muito mais.

Importante: Apesar de não existir uma lei ou norma que obrigue fazendeiros a sinalizarem que a cerca contém eletricidade, é de bom sendo colocar uma placa informando. Dessa forma, você pode evitar acidentes. Apesar de não causar danos à saúde, ainda é uma descarga elétrica e é sempre bom evitar problemas com os vizinhos, não é mesmo?

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *