Como plantar o capim vaquero? Implantação de baixo custo.

Como plantar capim vaquero e alcançar os resultados desejados em sua pastagem, com uma implantação de baixo custo?

Como plantar Capim Vaquero?

Como plantar capim vaquero, com custo de implantação baixo.
Como plantar capim vaquero, com custo de implantação baixo.

O custo da implantação do tifton vaquero pode ser reduzido pelo uso de sementes com boa qualidade. Dessa forma se reduz a mão de obra no plantio de uma variedade que precisa ser implantada através de mudas. Além de reduzir o custo por maquinário utillizado.

O capim vaquero não se estabelece muito bem em solos pobres. Por se tratar de uma semente muito pequena, precisa ser plantada em uma profundidade mais rasa, cerca de 0,5 cm.

Essa forrageira tem a necessidade de ser plantada na estação chuvosa, tendo a preferência por solos naturalmente mais férteis e com PH entre 6-7. Solos argilosos tem melhores resultados no plantio dessa gramínea. Caso seu solo não ofereça essa qualidade, é indispensável que seja realizada uma análise química do solo, da existência de invasoras e de impedimentos físicos, um histórico da área. Dessa forma você saberá exatamente quais elementos necessitam serem repostos em seu solo para que a implantação de sua pastagem se dê com maior vigor.

O capim vaquero requer adubação nitrogenada, principalmente em caso de pastoreio rotativo, após retirada dos animais. Para quem utiliza o vaquero para feno, a cada colheita deve ser reposto a adubação nitrogenada, que tem como utilização o auxilio na rebrota com maior vigor e maior produção de massa verde.

O plantio e estabelecimento dessa forrageira ocorre a partir de 28 dias, no entanto sua pastagem estará apta a ser utilizada após 60 dias.

Se você gostou desse artigo, não deixe de comentar logo abaixo e compartilhe com seus amigos!

O Blog.Bioseeds possui uma loja virtual, temos de pronta entrega e com prazos curtíssimos no frete, uma gama de variedades de sementes para pastagem de excelente qualidade. Venha nos prestigiar com sua visita. Clique aqui e acesse.

Então vamos em frente!!

 

 

5 comments

  1. bom dia, fiz lavoura de milho esse ano, não quero mais plantar milho, quero trocar essa área para capim vaqueiro, gostaria de saber a necessidade de adubação para essa área 36.600 metros quadrados e quantos quilos de capim vaqueiro e a forma de pagamento cartão de crédito.

    1. Boa Tarde,
      36.600 m² você arredonda para 40.000 m², então são 4 hectares (12 kg/hectare X 4 ha = 48 kilos de sementes ~~ 50 kilos)
      x R$ 35,00 = R$ 1.680,00 + frete
      Pode ser usado sim em áreas que já foram lavouras.
      Essas áreas, com certeza para a produção de milho recebeu adubações e correções que beneficiam o capim vaquero, mas a análise de solos é essencial para ver a real necessidade dos seus solos.

      Att,

    1. Boa Tarde,
      Essa forrageira é perene ou seja ela tem vida longa, só vai se degradar caso ocorra uma degradação do solo, falta de nutrientes, clima e etc.
      Enquanto ela for bem cuidada ela irá se manter.
      Att,

  2. Bom dia,
    O capim Vaquero é uma variedade muito exigente com relação a incorporação e preparo da terra. Este preparo deve ser criterioso com gradagens, nivelamentos e destorroamentos. A terra tem que estar livre de torrões e devidamente nivelada. A presença de plantas daninhas que emitem substâncias alelopáticas também é um fator prejudicial a germinação das sementes. Enfim, necessitamos saber mais como foi realizado a operação de preparo de solo e sua correção para determinarmos qual(is) fatores podem ter acontecido. O clima também é um fator a se considerar. Baixas umidades influenciam assim como a temperatura do solo.
    Através dos estolões há como propagar o capim vaquero. Porém de forma lenta. Aconselho que se faça por sementes mesmo.
    Att.,

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *