Capim vaquero – Como não plantar?

Capim Vaquero, sementes com o peso específico e tamanho ideal para o plantio.
Capim Vaquero, sementes com o peso específico e tamanho ideal para o plantio.

Capim vaquero, uma forrageira versátil, que deve ser vista como uma verdadeira lavoura de forragem e não apenas uma mera pastagem.

Aquele costume da preparação “bruta” do solo, onde apenas a semeadura da variedade que você escolheu é mais que o suficiente e cruzar os dedos para que chova, precisa ser deixado para trás.

Gostou do que você está lendo até agora? Então compartilhe esse post com seus amigos para que eles também possam usar desse checklist para obter uma pastagem de qualidade com o capim vaquero.

Capim vaquero e a forma de plantio.

capim-vaquero-plantação
Capim vaquero deve ser compactado ao solo.

As sementes do capim vaquero são descascadas e tratadas para a quebra da dormência, sendo muito pequenas, por isso a incorporação na hora do plantio precisa ser superficial, até 1 cm para boa germinação.

Uma forma de plantio é a lanço,  deve-se usar sementes incrustadas, dessa forma você terá sementes no peso específico e tamanho ideal para o plantio a lanço, não necessitando de misturas a fim de aumentar o volume a ser espalhado.

O melhor método para incorporar as sementes é o rolo compactador, mantendo a semente firmemente compactada ao solo, sem no entanto recobri-la com muito material.

A semente emergirá mais rapidamente, encurtando o tempo de implantação da forrageira e a entrada de animais em sua nova forma, ou até mesmo o corte do feno destinado a fenação.

É um capim muito exigente em relação a fertilidade do solo, há a necessidade de fornecer nutrientes necessários para sua produtividade. Em áreas com boa fertilidade, com saturação acima de 70% e com boa adubação ele responde muito bem, há necessidade de haver um bom manejo para que pragas ou até mesmo brachiaria não tomem conta da área.

A semente de capim vaquero pode ser semeada a lanço misturada com Super Simples, mas antes de tudo deve ser feito a análise do solo. Ao combate de pragas  e ervas daninhas pode ser usado 2,4D para folha larga e MSMA para combater folhas estreitas. Caso contrário o capim vaquero não conseguirá se implantar.

Correção do solo, chuva na hora certa e adubação, em torno de 60 dias já pode ser colocado animais na área. O capim vaquero é uma forrageira de incrível utilização e fantástica palatabilidade e teores de proteína, se constituindo em um verdadeiro cocho a céu aberto para seus animais.

Se você gostou, não deixe de comentar logo abaixo e compartilhe esse artigo com seus amigos!

O Blog.Bioseeds possui uma loja virtual, temos de pronta entrega e com prazos curtíssimos no frete, uma gama de variedades de sementes para pastagem de excelente qualidade. Venha nos prestigiar com sua visita. Experimente.

Então vamos em frente!!!

18 comments

  1. Gostaria de saber se o campim vaqueiro se adapta bem em terreno fraco e meio arenoso. o coast-cross se desenvolveu muito bem neste local.

    obg
    Leomar

    1. Boa Tarde senhor Leomar, tudo bem?

      O Senhor fez uma análise desse terreno que lhe mostrou que se trata de um solo fraco? Tanto o Coast Cross quanto o Capim Vaquero possuem a mesma exigência quanto ao tipo de solo.
      O Capim Vaquero é uma planta do mesmo gênero que a espécie do Coast Cross, portanto tem o mesmo comportamento no que diz respeito a exigências de fertilidade. A maior diferença entre as duas plantas é que Coast Cross, por ser um hibrido estéril não se reproduz por sementes, já o Capim Vaqueiro produz sementes viáveis.
      Como o Coast Cross se adaptou bem em seu terreno, nada impede que o capim vaquero também se adapate, o que acontece é que sua produção será bem maior dessa variedade de capim, se houver cuidados com o solo, correções para a utilização de adubação e até mesmo a utilização de calcáreo.
      Quando o solo é fraco, não é que a semente não vá nascer, ela nasce, mas não terá o mesmo vigor e nem o mesmo rendimento, do que o plantio dessas mesmas variedades em solo devidamente corrigido.
      Espero ter ajudado. Qualquer dúvida estarei a disposição.

      Grande Abraço.

    1. Bom dia Derli, tudo bem?
      O capim vaquero possui uma digestibilidade melhor do que o Tifton, além de demonstrar melhor comportamento em clima frio.
      Já o Tifton possui 20% de massa verde.
      Para criação de ovinos, é mais indicado o capim vaquero, por se tratar de um capim que cobre melhor o solo, ser mais tenro e com melhor palatabilidade para ovinos do que o Tifton.
      A única vantagem ao meu modo de ver do Tifton é para gado leiteiro, isso porque o gado possui dentes na parte inferior na boca, é um animal que ceifa com a língua, então o Tifton se adequa mais a esse formato de pastagem. O gado por se tratar de um animal poligástrico e ruminante, para eles a digestibilidade do Tifton é melhor do que o capim vaquero.
      Espero ter ajudado.
      Abraço!

  2. Bom dia.
    Gostaria de plantar o “VAQUERO” por plantio direto sobre braquiária brizanta dessecada em solo de boa fertilidade. Isso pode dar certo?
    Grato,
    Ajax Barcelos

    1. Bom dia,
      Desculpe a demora na resposta.
      O palntio do capim vaquero em plantio direto é viável.
      Precisa que a área esteja corrigida com calcário caso a análise de solo indicar alguma carência, também é preciso adubar.
      O que vai ocorrer nesse caso de plantio de outra variedade de capim sobre a braquiária, é a germinação dela (Braquiária).
      Essa situação pode ser resolvida, com uso de herbicida para seu controle.
      Recomendo:
      Usar herbicida com Principio ativo MSMA, nome comercial Ancosar ou Volcane.
      Forma de usar:
      Diluir em 150 litros de água por hectare, 3,0 litros/hectare de produto mais 150 ml de Oleo Mineral (pode ser da marca comercial Assist)
      Recapitulando:
      3,0 litros de Ancosar ou Volcane + 150 litros de água + 150 ml de Assist por hectare.
      Usar quando Vaquero estiver em torno de 15 cm de altura, se houver infestação de brachiaria.
      A temperatura ambiente precisa estar acima de 20° centígrados para que se tenha um melhor efeito.
      Qualquer dúvida estarei a disposição.
      Vou deixar aqui o telefone de contato da empresa: 64-3636-8035. Falar com Carlos Trentin.
      Att,

  3. bom dia , gostaria de saber se o capim vaqueiro aguenta muita agua , ou morre rapido como a tanzania e mombaça , se estiverem encharcados por um tempo ???

    1. Bom dia!
      O capim Vaquero não tolera encharcamentos prolongados.
      Para esse tipo de terreno é comum utilizar a Brachiaria Humidícola.
      É uma pastagem de menor qualidade quando comparada ao capim Vaquero, no aspecto de proteína e palatabilidade, mas suporta terrenos com a condição de encharcamento ou alagamentos.
      Att,

    1. Boa Tarde senhor José,

      Sim, o capim vaquero se adapta nesse tipo de solo.
      Quanto a textura do solo, no caso arenoso, o capim vaquero desenvolve-se bem dependendo apenas de uma boa correção de solo e adubação.

  4. Bom dia, quais a caracteristicas e percentual de NPK a terra deve ter para ser viável plantar capim vaqueiro, me informaram que só era viável se o terreno obrigatoriamente fosse lavoura por 3 anos consecutivos.

    quanto de calcário ou gesso ou apenas 1 dos dois é necessário para que eu possa conseguir plantar esse capim ?

    estamos em período de chuva em minha região, posso arar a terra e plantar nesse período ?

    ou tem período específico ?

    1. Bom dia!
      A semeadura do capim vaquero deve ser realizado em sua região quando houver a regularização das chuvas (Inicio do período chuvoso)
      Quanto ao calcário e o gesso os dois devem ser aplicados. O calcário serveria para corrigir a acidez do solo e aumentar os níveis de cálcio e magnésio.
      O gesso serveria de veículo para o calcário descer em profundidades criando um perfil de solo. è importante também pelo fato de conter fontes de sulfato (S- enxofre)
      As quantidades de fertilizantes que devem ser aplicados deverá ser baseado em sua análise de solo
      Mas sabe-se que para o capim vaquero a saturação de bases deverá ser superior a 50%
      para um bom desenvolvimento da cultivar.

      Espero ter ajudado,

      Att.

    1. Bom dia Carlos,
      O capim Vaquero, é plantado apenas por sementes.
      O plantio por muda é o Tifton 85, é uma variedade de capim do gênero Cynodon, mas não é o capim vaquero.

      Att,

    1. Bom dia!!!
      A forma mais efetiva é dessecar a braquiária, faça a análise de solo para verificar as necessidades de correção de solo com calcário e adubações.
      Em seguida depois das correções necessárias, implantar o capim vaquero.
      Caso necessite de maiores orientações, estamos a disposição.

      Att,

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *