Solo arenoso e pastagens: como produzir capim de qualidade.

Muita gente pensa que o solo arenoso é improdutivo, inclusive, para pastagens. Entretanto, apesar de não ter uma alta produtividade como um solo fértil, é possível produzir capim de qualidade e transformá-lo em uma boa fonte de renda através da criação de gado.

O solo arenoso é muito comum em todo o Brasil, sobretudo na região do Nordeste. Também conhecido como “solo leve”, ele tem, em sua composição, cerca de 70% de areia. Esse tipo de solo é um desafio para o produtor e exige conhecimentos específicos para que, assim, possam manejá-lo corretamente.

                Neste artigo você vai encontrar:

  • O que é solo arenoso
  • Qual pasto plantar em solo arenoso
  • Manejo de pastagem em solo arenoso

O que é solo arenoso?

O solo arenoso é aquele tipo de solo que apresenta uma textura mais granulosa, já que é composto, como o próprio nome já diz, também por areia e argila. Típico da região do serrado, o solo arenoso é limitado para cultivo.

Entretanto, de acordo com as crescentes demandas tanto da pecuária quanto da agricultura, há um avanço tecnológico considerável para permitir que, com o manejo adequado e os cuidados corretos, o solo arenoso se torne uma opção produtiva.

As características do solo permitem uma análise profunda para definir qual é a melhor estratégia de utilização. O solo arenoso, portanto, é caracterizado, pela sua textura granulosa, alta porosidade, alta permeabilidade, deficiência de cálcio, nutrientes e de água.

Qual pasto plantar em solo arenoso?

Para quem deseja investir em pastagem no solo arenoso, que pode ser uma ótima opção para a criação de gado, precisa estar atento às características da terra. Como o terreno é pobre, é preciso ter alguns cuidados:

  • Aplicar resíduos vegetais
  • Aplicar adubos orgânicos com potássio e fosfato
  • Aplicar calcário (uma vez que o solo arenoso é muito ácido.

Sobre as variedades de sementes de pastagem a serem cultivadas em solo arenoso, a indicação é utilizar um capim de fácil adaptação às condições do terreno. Por isso, indica-se investir em Brachiaria Decumbens, Brachiaria Humidicola e o Estilosante Campo Grande.

Manejo de pastagem em solo arenoso

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, também conhecida como Embrapa, possui uma publicação com uma série de recomendações sobre o uso e a conservação de solo arenoso realizadas a partir de uma pesquisa em São Gabriel do Oeste, Mato Grosso do Sul, que pode ser muito útil para quem vai trabalhar com esse tipo de solo.

                Entre as recomendações, destacam-se:

  • A realização de calagem, gessagem e adubação para corrigir o índice de alumínio tóxico e aumentar o nível de fertilidade tanto na superfície quanto na subsuperfície.
  • Utilização de manejo nível B, para que a pastagem se torne duradoura.
  • Espaçamento entre terraços no que diz respeito à produção de matéria seca e também ao armazenamento de água da chuva.
  • Atenção e cuidado no manejo da pastagem e do solo para reduzir a degradação dos recursos naturais causada pela erosão do solo.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *