Pastagem no campo e baixa tecnologia

Há mais de 45 anos, foi criada a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, mais conhecida com EMBRAPA. Vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a instituição tem como objetivo desenvolver estratégias e soluções para as barreiras que limitam o crescimento da agricultura e da pecuária no Brasil.

Além disso, as pesquisas realizadas pela EMBRAPA nessas mais de quatro décadas permitiram um avanço na criação de gado do país. Atualmente, o Brasil é o maior exportador de gado comercial do mundo e tem uma das pecuárias mais sustentáveis e eficientes do planeta.

O crescimento da demanda de produção pecuária exige do produtor uma atenção às novas tecnologias e técnicas utilizadas tanto na recuperação do solo quanto voltadas ao manejo adequado do capim, visando o aumento da eficiência das pastagens e o desenvolvimento do setor.

A pastagem de campo

 

Muito antes da criação da Empresa Brasileira e Pesquisa Agropecuária, as terras já eram exploradas para pastagens e cultivo de culturas. Com o passar do tempo, é normal que o solo acabe se degradando. Erosão, perda de nutrientes e uma área cada vez menos produtiva são algumas das consequências.

Esse desgaste pode ser reduzido com um manejo adequado do solo. Para isso, os avanços e resultados das pesquisas realizadas pela Embrapa contribuem muito, apesar de nem sempre serem reconhecidas pelos produtores.

O Brasil possui mais de 60 milhões de hectares de pastagem sem manejo. Isso significa que cerca de 50% da totalidade de pastagens em território brasileiro estão degradadas. Alguns pecuaristas acabam cometendo um grande erro: deixam de investir em tecnologia e acabam sofrendo à médio e longo prazo.

A demanda atual e as contribuições oferecidas pela EMBRAPA já não toleram pastagens com baixa tecnologia. Práticas de adubação, recuperação, nutrição e demais cuidados com o solo são fundamentais para que as pastagens sejam desenvolvidas com qualidade.

As pastagens, por sua vez, impactam diretamente no desempenho do gado bovino produzido. A grande questão é que, quanto melhor a qualidade do solo, melhor a eficiência das pastagens, a produção de gado e, por fim, a lucratividade do produtor.

A EMBRAPA

 

A EMBRAPA, através de seu portal oficial, oferece uma série de alternativas e soluções para o pecuarista. Entre elas, podemos encontrar uma variedade imensa de produções técnicas, resultados de pesquisas em campo, com sugestões para as melhores aplicações de pastagem e manejo de solo.

Além disso, a instituição também promove ações e campanhas que visam capacitar e conscientizar pecuaristas. É possível encontrar cursos online com baixo ou nenhum investimento, mas formação de qualidade.

Por fim, a empresa realiza a divulgação de uma série de eventos voltados para a agricultura e pecuária: congressos, eventos voltados à pecuaristas, cursos e workshops.

Para ter acesso a todas essas informações, basta acessar https://www.embrapa.br/

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *