Sementes forrageiras incrustadas e seus benefícios

Descubra quais são as vantagens e os benefícios das sementes forrageiras incrustadas, e porque essa pode ser uma boa escolha para o seu pasto.

Sementes forrageiras incrustadas e seus benefícios

A utilização de sementes forrageiras incrustadas é uma realidade na maioria das fazendas e pastos brasileiros. E isso apenas prova que esse é um produto de alta qualidade, e que agrada a muitas pessoas.

Mas mesmo com a sua popularização, ainda existem agricultores que desconhecem as vantagens e os benefícios de apostar nesse tipo de semente, e nem sequer cogitam essa possibilidade.

Entenda melhor quais são os benefícios das sementes forrageiras incrustadas, e entenda porque essa pode ser a melhor opção para o seu negócio, e poderá lhe ajudar a ter ainda mais sucesso nas produções agropecuárias.

Sementes forrageiras incrustadas: o que são e para que servem?

As sementes forrageiras incrustadas passam por um longo processo de higienização e seleção, o que as torna ainda mais puras e próprias para plantio. Por isso elas são cada vez mais escolhidas por quem preza pela alta qualidade.

Mas para chegar a esse padrão, elas são submetidas a uma série de alterações. A começar pelo fato de que são potencializadas tanto em suas características físicas quanto fisiológicas. Isso inclui germinação, vigor, uniformidade, limpeza, entre outros.

  • Semipermeáveis:

Outro ponto de destaque, e que atribui benefícios as sementes forrageiras incrustadas é que elas são semipermeáveis. Isso graças a uma película que recebem, e que as atribui essa característica.

Com isso, você evita que as sementes forrageiras incrustadas comecem o processo de germinação e depois morram por falta de umidade. Por serem semipermeáveis, elas não absorvem água quando a quantidade é pequena no solo, em casos de chuvas escassas, e etc.

Também evita o afogamento, em casos de excesso de água, já que elas não vão absorver o líquido.

Segurança para o manuseio das sementes!

Também podemos destacar como vantagem das sementes forrageiras incrustadas o fato de que elas representam muito mais segurança para quem as manuseia.

Isso graças ao fato de que os tratamentos com produtos químicos – que podem representar algum perigo para os seres humanos – não ficam expostos. É o caso de fungicidas e pesticidas variados. Eles também não causarão mal algum ao meio ambiente.

  • Sementes que podem receber o tratamento:

É importante saber que esse tratamento só pode ser aplicado em algumas sementes. Veja a lista de algumas espécies que podem receber a incrustação:

  • decumbens,
  • humidicola cvs. Llanero,
  • ruziziensis e Panicum maximum cvs. Áries,
  • Mombaça e Tanzânia-1,
  • Atlas,
  • MG 12 Paredão, entre outras.

Germinação e vigor garantidos com as sementes forrageiras incrustadas

As sementes forrageiras incrustadas são extremamente saudáveis, e possuem uma excelente germinação. O vigor atribuído a elas é um dos grandes benefícios, que garante um crescimento eficaz e saudável.

Essa tecnologia é aplicada através de empresas especializadas, que realizam todo o processo, fazendo com que as sementes fiquem ainda mais fortes e saudáveis. Veja mais vantagens:

  • Sementes com mais volume e sem necessidade de mistura;
  • Sementes livres de plantas daninhas e pragas do solo;
  • Produção mais homogênea, e livre de pragas e daninhas;
  • Fornece uma maior facilidade de regulagem de máquinas semeadoras, graças a usa uniformidade;
  • Coloração que facilita a sua distribuição, garantindo um plantio mais simétrico;
  • Resistente ao ataque de doenças.

Esses são apenas alguns dos pontos. É importante lembrar que a aquisição de sementes forrageiras incrustadas garante muito mais qualidade a sua safra, e pode ser uma excelente opção para quem quer ter ainda mais lucro.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre as sementes forrageiras incrustadas, já está pronto para adotar esse método em seu pasto. Você terá muitas vantagens com esse tipo de semente.

Fontes:

http://www.pasoita.com.br/conteudos/sementes-incrustradas.html

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *