Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF)

Entenda o que é a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), e compreenda o que isso representa para os profissionais da área, e qual é a sua relevância para a categoria.

Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), o que é isso?

Se você é do setor de pecuária, já deve ter ouvido falar na Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF). Esse é um assunto de extrema importância para essa categoria, e por isso deve ser amplamente compreendido.

Esse sistema promove a recuperação das áreas de pastagem, e debate que diferentes processos produtivos sejam agregados no mesmo ambiente. Alguns deles são os de grãos, fibras, carne, leite e agroenergia.

Entenda melhor o que é a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) e porque ela é tão importante para o setor de agronegócio, e também porque os profissionais desse nicho precisam compreendê-la com clareza.

Saiba mais sobre Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF)

A grande questão envolvendo a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) está diretamente relacionada a produção variada em áreas de pastagem degradadas.

Também conhecida pelo termo de Sistema Agrossilvipastoril, essa integração contempla diferentes áreas de produção. Como o próprio nome diz, estão inclusos assuntos relacionados a componentes agrícola, pecuário e florestal, que atuem em rotação, consórcio ou sucessão numa mesma área.

  • Produção sustentável:

A principal pauta relacionada a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta é a sustentabilidade. A produção que agrida menos o ambiente, e que tenha possibilidade de se manter sob as mais diversas e adversas situações climáticas é um dos pontos essenciais.

No total, os sistemas integram 4 diferentes modalidades que são de grande interesse para o setor pecuarista brasileiro. São elas:

  • Integração Lavoura-Pecuária (ILP) ou Sistema Agropastoril;
  • Integração Lavoura-Floresta (ILF) ou Sistema Silviagrícola;
  • Integração Pecuária-Floresta (IPF) ou Sistema Silvipastoril;
  • Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) ou Sistema Agrossilvipastoril.
  • Harmonia entre os sistemas:

A ILPF prioriza a ideia de que deve distribuir um bom plantio de arvores na área a fim de resgatar as pastagens degradadas. Essa distribuição tem como intenção facilitar aumentar e expandir práticas relacionadas à conservação do solo e da água.

Para tanto, o espaçamento deve ser adequado, favorecendo assim o trânsito de máquinas nas entrelinhas. Por isso a distribuição do plantio deve ser feita com atenção e cuidado.

Benefícios econômicos na adoção da Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF)

O agricultor que adota a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta pode obter inúmeras vantagens no que diz respeito às questões econômicas e ambientais. Podemos destacar também o aspecto social que está ligado a integração.

No que diz respeito às questões econômicas e ecológicas, veja quais são alguns dos principais benefícios desfrutados por quem adota da ILPF:

  • Redução de riscos (climáticos ou mercadológicos);
  • Não necessita gastos com a construção de sombras para animais;
  • Otimização na utilização e maquinário;
  • Aumento da produção;
  • Maior valor agregado à produção;
  • Maior valor agregado à propriedade;
  • Menor perda de nutrientes no solo;
  • Redução na emissão de gases prejudiciais;
  • Redução na ocorrência de pragas e fungos.

Como fazer a implantação da integração em sua propriedade? Veja quais são as nossas dicas!

Obviamente, para a implantação de algo tão complexo como é a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta, se faz necessária a elaboração de um projeto desenvolvido por um técnico especializado.

Ele fará um diagnostico da propriedade, e analisará quais são as possibilidades. O projeto então trará todos os passos, desde o mapeamento e implantação até a colheita e a comercialização dos produtos.

  • Programa Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (Programa ABC):

Para incentivar que mais agricultores adotem a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta, existe uma linha de crédito destinada exclusivamente a esse processo. É o Programa Agricultura de Baixa Emissão de carbono (ABC).

A intenção do projeto é ajudar o país a cumprir e manter as suas metas de emissão de gases poluentes provenientes da atividade agrícola. O acordo foi firmado em 2009, durante COP 15, em Copenhague.

Se você trabalha com agronegócio, é importante conhecer e estudar a respeito da Integração Lavoura-Pecuária-Floresta, analisando sempre a possibilidade de implantação do sistema em sua propriedade.

Fonte:

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *