Reforma de pastagem para conservação do solo

Entenda como a reforma de pastagem funciona para a conservação do solo, e qual é a real vantagem em aderir a sistemas de recuperação.

Reforma de pastagem para conservação do solo

A perda de qualidade no solo de pastagem é um processo muito corriqueiro no Brasil. E o processo de reforma da pastagem para conservação se faz cada vez mais necessário!

O grande problema relacionado a degradação do pasto está relacionado a alimentação bovina, uma vez que o solo saudável é responsável por produzir a grama, que é o alimento mais barato para os bovinos.

Entenda melhor sobre a reforma de pastagem, e como é importante cuidar disso para a conservação do solo, que acaba se tornando um fator econômico para a sua atividade pecuarista.

Entenda sobre a reforma de pastagem para conservação do solo, e a importância disso para a sua atividade

Fazer uma reforma da pastagem não é nenhum bicho de sete cabeças. Na verdade, é uma das soluções mais adequadas para quem quer ter melhores resultados, e percebe que o solo está em degradação.

  • Análise do território:

A primeira coisa a fazer é uma análise de todo o território. Esse diagnostico minucioso a respeito da pastagem vai ajudar a entender o que precisa ser feito para reforma-la.

Depois de verificar a dimensão do problema, você deve começar a reforma de pastagem por aquela área que está menos degradada e lhe trará menos custo. Começar pela parte mais deteriorada é um erro, e lhe trará um rombo financeiro!

Quanto mais rápido você recuperar algumas áreas, mais poderá voltar a lucrar com ela, e assim arcar com os custos da reforma de pastagem que ainda precisa ser feita!

Quais são os fatores que mais degradam o solo?

Existem inúmeros fatores que podem comprometer a pastagem, e tornar o solo degradado. Mas existem 4 deles que são, geralmente, os mais graves, e que podem realmente lhe causar problemas:

  • Plantas daninhas;
  • População do Capim;
  • Fertilidade do solo;
  • Plantas que crescem desenfreadamente.

Para promover uma reforma de pastagem você precisa identificar esses problemas, e agir imediatamente para concertá-los. A começar pelas plantas daninhas, que são altamente maléficas para o solo.

  • Amostragem em laboratório:

Uma amostragem em laboratório deverá ser feita ara verificar qual é a real situação do solo em questão. Somente com esse diagnostico mais preciso será possível criar uma estratégia de reforma de pastagem.

  • Escolha das sementes:

Uma vez que você realizar a reforma de pastagem, é hora de escolher com cautela as sementes que serão utilizadas no solo recuperado. Esse é um passo extremamente importante.

As sementes precisam ser de alta qualidade, e isso deverá ser pensado na hora de fazer compras, para garantir que elas crescerão com vigor. Nessa hora você precisa ter cuidado para não priorizar apenas o preço.

Como a fiscalização não é eficiente nesse sentido, é importante que você prefira comprar sementes de confiança do que as mais baratas, depois de realizar a reforma de pastagem.

O pasto pode ser completamente recuperado?

Uma reforma de pastagem bem-feita pode trazer excelentes resultados. Você poderá ter um pasto completamente recuperado, e em pleno funcionamento novamente.

Tudo vai depender da análise inicial para identificar os problemas, e dos cuidados posteriores para conseguir manter o pasto em boa saúde. E por isso mesmo é importante ter cuidado com o que você planta depois da reforma.

Na reforma de pastagem, cada etapa do procedimento requer atenção e cuidado. E com isso você deverá, antes de tudo, contratar profissionais para lhe ajudar nesse procedimento.

Pronto! Agora você já sabe que a reforma de pastagem não é nenhum mistério, e pode ser feita com muito cuidado e atenção, recuperando completamente o seu solo, e tornando-o novamente apto para pasto.

Fontes:

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *