Sementes de pastagem inoculadas e sementes de pastagem incrustadas, qual a diferença?

Descubra quais são as diferenças entre sementes de pastagem inoculadas e sementes de pastagem incrustadas, e descubra qual delas é a mais indicada para o seu pasto.

Sementes de pastagem inoculadas e sementes de pastagem incrustadas, qual a diferença?

Para quem trabalha com agropecuária, não é nenhum segredo a importância de conhecer muito bem as sementes. E você sabe qual é a diferença entre sementes de pastagem inoculadas e sementes de pastagem incrustadas?

As duas opções existem para facilitar a vida do pecuarista brasileiro, mas para fazer a escolha certa é importante saber qual das duas é a mais adequada para o seu caso.

E por isso criamos esse conteúdo para esclarecer as diferenças entre sementes de pastagem inoculadas e sementes de pastagem incrustadas, para que você tenha mais certeza e clareza na hora de adquirir uma delas.

Descubra as diferenças entre Sementes de pastagem inoculadas e sementes de pastagem incrustadas

A escolha das sementes para compor o seu pasto é essencial. Afinal, a qualidade do que será plantado também vai refletir diretamente no crescimento e desempenho dos animais que utilizam o espaço.

  • Sementes de pastagem inoculadas:

As sementes de pastagem inoculadas são reconhecidas por possuírem uma fixação biológica do nitrogênio, o que dispensa assim a utilização e fertilizantes nitrogenados.

Isso, em grande escala, pode representar uma boa economia para o bolso do agricultor, que não terá que arcar com esses produtos – que muitas vezes possuem um alto custo.

A inoculação é um processo biológico, e por isso mesmo não representa nenhuma ameaça para o solo.

A grande vantagem desse tipo de semente é que elas conseguem se desenvolver mais, e conseguem também absorver com maior facilidade os nutrientes.

Entenda agora o que são as sementes incrustadas, e compare os dois modelos

Para ter mais clareza sobre as diferenças e vantagens das sementes de pastagem inoculadas e sementes de pastagem incrustadas, você deve conhecer ambas. Veja o que são as incrustadas:

  • Sementes de pastagem incrustadas:

As sementes incrustadas, por sua vez, recebem um amplo tratamento para terem uma alta qualidade. Esse processo envolve a remoção de todas as impurezas, tais como palhas, torrão, pedras, sementes de plantas daninhas, pragas de solo.

Em seguida elas são lixadas e então protegidas com fungicidas. Por último são, enfim, incrustadas, o que significa receber um revestimento que é composto por material colante mais macro e micronutrientes, tornando a semente ainda mais potente e saudável.

Qual das duas escolher na hora de semear o pasto?

Depois de saber um pouco mais sobre os dois tipos, você deve estar se perguntando: qual das duas opções é a melhor? Mas a verdade é que a escolha entre sementes de pastagem inoculadas e sementes de pastagem incrustadas depende de uma série de fatores.

É essencial que você analise as necessidades particulares de seu negócio, e a partir disso decida qual das duas sementes é a mais indicada para o seu pasto.

  • Economia:

Embora o dinheiro não deva ser considerado o único fator determinante, com certeza ele pesa muito na hora da escolha.

Analisando o tamanho da área que você precisa semear, e a quantidade de dinheiro que pode gastar é que você conseguirá definir entre sementes de pastagem inoculadas e sementes de pastagem incrustadas.

Pesquise antes de escolher, e sempre analise todas as vantagens e desvantagens de ambas as opções. Dessa forma você conseguirá fazer a escolha certa de acordo com as necessidades de seu pasto.

Com esse conteúdo sobre sementes de pastagem inoculadas e sementes de pastagem incrustadas você já consegue perceber algumas diferenças entre elas. Cada uma traz suas qualidades e vantagens, e podem lhe ajudar a otimizar o trabalho.

Independentemente do que você optar, as sementes de pastagem inoculadas e sementes de pastagem incrustadas são ótimas para manter o pasto saudável e bonito.

Fontes:

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *