Sementes de Pastagens -7 dicas para você acertar no orçamento.

Sementes de pastagens privilegiadas são um excelente negócio.
Sementes de pastagens privilegiadas são um excelente negócio.

Sementes de pastagens é um investimento. A análise do solo ajuda a identificar nutrientes escassos que precisam ser repostos.

Infelizmente o momento não é para grandes investimentos.

No entanto, buscar uma variedade de semente que se adapte a sua realidade, trás bons frutos na hora de comprar e não jogar dinheiro fora.

Existe uma fórmula secreta para que o seu orçamento gere a certeza de uma pastagem perfeita para o seu tipo de solo?

Se você deseja descobrir a resposta para essa dúvida, aprendendo mais sobre como aproveitar melhor o seu orçamento de pastagens e obter resultados satisfatórios, continue lendo esse artigo.

Nele vamos falar sobre:

  • Planejamento
  • Investir menos na adubação e comprar sementes de qualidade
  • Tenha a noção clara de que semente você quer
  • Busque sementes certificadas
  • Evolua com o mercado de forrageiras
  • Sementes com melhor rendimento produtivo, aumentam a produção
  • Cuidado com o barato que pode sair caro

Gostou do que vem por aí? Então compartilhe esse post com seus amigos.

#1 – Sementes de pastagens, o planejamento é essencial.

O produtor precisa colocar os pés no chão, todos gostariam de poder usar melhores tecnologias e maquinário. Mas será que essa pastagem é a mais indicada? Terei boa produtividade a custo razoável?

O produtor não tem noção do quanto ele economiza com o planejamento. Se houver a chance de contar com a ajuda de um profissional que o ajude a tomar a melhor decisão, adotando o manejo integrado de pragas reduzindo assim as aplicações e o custo, é um excelente começo.

Invista em adubação
Invista em adubação

Buscar sementes privilegiadas pode ser um grande negócio, uma vez que a semente de boa qualidade e germinação aproveita melhor o solo e suporta os problemas climáticos e outras adversidades.

Adquirindo sementes de uma empresa que se preocupe em indicar as melhores variedades para o seu cliente, ajustando as condições de solo, de manejo, de categoria animal, aliado ao melhor custo benefício te leva a ter vantagens sobre outros cultivos que não buscaram um melhor aproveitamento de técnicas e informações sobre a qualidade de solo e de semente que poderia ser utilizada.

Escolha a semente de pastagem correta.
Escolha a semente de pastagem correta.

Procure informações com a empresa que você escolheu para cotar a sua semente, ou mesmo com a sua assistência técnica, particular ou oficial, como EMATER, Sindicatos rurais e Associações de Produtores. Isso é muito relevante ao definir investimentos em qualquer área, até mesmo ao adquirir sementes.

Busque sementes certificadas
Busque sementes certificadas

Sementes certificadas são reflexo da maior renda obtidas pelos produtores. Além de trazerem segurança, a certificação determina o grau de pureza e germinação, bem como outros dados importantes para o produtor.

O mercado de forrageiras é amplo.
O mercado de forrageiras é amplo.

Não existe justificativa para aceitar no mercado de sementes de forrageiras, utilizarmos de sementes que venham acompanhadas de sujidade e doenças de solo, se comparadas de outras que sejam puras, agregadas a nutrientes tais como gesso, calcário e fonte de fósforo.

Sementes que sejam tratadas com inseticidas e fungicidas. Realidade essa de fácil alcance pelo uso de sementes revestidas.

Você pode aumentar sua produtividade.
Você pode aumentar sua produtividade.

Produzem mais forragem em quantidade (Kg/Ha de matéria seca) e em qualidade (percentual maior de proteína/Kg).

Pastagens com melhor rendimento produtivo aumentam a produção de carne porque conseguem mais animais para abate em menor espaço de tempo e quantidade de carne maior na mesma área.

Quanto a produtividade leiteira, ela cresce por animal, com retorno financeiro mais elevado, devido a pastagem. Além do menor custo quanto a despesa necessária com ração.

Sementes falsificadas trazem mais do que prejuízo ao produtor.
Sementes falsificadas trazem mais do que prejuízo ao produtor.

 

Sementes ofertadas de forma muito barata e com facilidades extremas de pagamento, atentam para sementes falsificadas e de má qualidade. Essa realidade ainda insiste em existir no Brasil. Por isso fique atento.

Existe uma fórmula secreta para que o seu orçamento gere a certeza de uma pastagem perfeita para o seu tipo de solo?

A resposta é simples, Existe. Seguindo todas as orientações corretas, você pode obter uma pastagem produtiva em menor espaço de tempo, e contar com um retorno financeiro mais elevado devido a animais que vão oferecer níveis de produtividade maior.

Um exemplo é o Sr. Dr. Sebastião Carlos de Oliveira, proprietário da Fazenda Dona Otávia, na cidade de Guapó-Go.  Ao plantar a variedade Cynodon Dactylon (capim vaquero), seguindo orientações de profissionais sobre época de plantio, preparo de solo e adquirindo sementes revestidas com a qualidade Bioseeds, obteve por média de 3000 Kg/corte fazendo fardos de feno de 10 kg, aproximadamente 300 fardos de feno/Ha. Em regime de sequeiro, ou seja sem irrigação.

Um campo de fenação oferece 6 cortes/ano, o que pode propiciar 18.000 kg/ha de forragem, ou seja 1.800 fardos de feno.

Esse é apenas um exemplo de como todo um planejamento bem sucedido e a escolha da variedade que atende suas necessidades pode lhe trazer bons frutos, multiplicando seu investimento inicial.

Se você gostou, não deixe de comentar logo abaixo e compartilhe esse artigo com seus amigos!

O Blog.Bioseeds possui uma loja virtual, temos de pronta entrega e com prazos curtíssimos no frete, uma gama de variedades de sementes para pastagem de excelente qualidade. Venha nos prestigiar com sua visita. Clique aqui e acesse.

Então vamos em frente!!!

One comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *