Sementes de capim massai – Como plantar?

Semente de capim massai é exigente quanto ao solo.
Sementes de capim massai é exigente quanto ao solo.

Sementes de capim massai devem ser plantadas em condições próprias para o crescimento das plantas.

A velocidade de  germinação das sementes é um fator importante para o rápido estabelecimento da pastagem. Por essa razão, a má formação e a dificuldade na recuperação da pastagem a curto prazo, ocorre em solos que não satisfaçam estas condições, resultando na perda da capacidade produtiva.

O capim massai é uma alternativa para diversificar os sistemas de produção de forragem e intensificar a pecuária no Brasil. É uma espécie importante para a produção de carne, leite e pasto, apresentando-se como excelente forrageira para alimento de bovinos, equinos e ovinos.

Essa variedade de capim deve ser plantado a lanço, com profundidade do solo de 2 cm e são necessários 6Kg/Ha. O tempo de utilização é de 90 a 100 dias após o plantio e a melhor época para a semeadura é em meados de outubro até fevereiro. Dessa forma o solo apresentará condições de umidade favoráveis para a germinação.

Sementes de capim massai e suas características.

Sementes de capim massai após o plantio, crescem formando touceiras que chegam até a 60 cm de altura. Apresentando excelente produção de forrageira, velocidade de estabelecimento e  de rebrota.

Essa variedade de capim possui média tolerância ao frio e boa resistência ao fogo. Adapta-se bem a solos com baixa fertilidade e apresenta boa resistência a cigarrinha das pastagens se comparado ao mombaça.

Seu sistema radicular é adaptado as condições diversas do solo, como compactação, alta acidez e falta de água.

Possui alta produtividade no período de chuva, no entanto sua produtividade permanece constante em períodos de seca.

Qualidades do capim massai para o seu solo.

Quando  consorciado o massai melhora a cobertura do solo reduzindo os problemas de compactação pelos animais em pastejo e de erosão do solo, justamente pela diversificação do ecossistema que irá contribuir para reduzir os riscos de perda pelo ataque de pragas e doenças.

O capim massai possui 4 qualidades indispensáveis para quem está pensando em escolher uma pastagem produtiva. São elas:

  1. Alta produtividade;
  2. Boa Palatabilidade – Comportamento durante o período chuvoso e seco;
  3. Qualidade de forragem;
  4. Boa persistência das pastagens.

Para que haja um melhor satisfação e cobertura do solo, é importante realizar o manejo de formação, auxiliando a evitar touceiras esparsas com a presença de solo descoberto e pastagem mal formada.

Essa técnica é realizada no período de 60 a 100 dias após a germinação, lotando de animais por um curto espaço de tempo a pastagem, diminuindo assim a concorrências entre as plantas e proporcionando uma cobertura melhor e mais rápida do solo.

Recapitulando, o capim massai…

Apresenta maior resistência em situações de falta de água, adapta-se  a seca, a solos com baixa fertilidade, profundos e bem drenados, além de se sobressair em solos de baixos níveis de fósforo e alumínio.

GOSTOU DESSE ARTIGO?

Então não se esqueça, de deixar seu comentário.

Se você ainda não se inscreveu para receber de forma gratuita nossos posts, não perca mais tempo, deixe o seu melhor  e-mail no formulário desse blog e aprenda dicas para tornar a sua pastagem ou cultura cada vez mais rentável.

Ahhhh!!! Venha conhecer nossa loja. Clique aqui e fique a vontade para ter uma experiência agradável.

47 comments

    1. Bom dia CRistovam.

      Cada variedade de capim possui uma finalidade específica, ou seja, depende se for usar a variedade para gado leiteiro, gado de corte, cavalos e etc.
      Se o solo for fértil e for investir em adubação, melhor o capim Mombaça, que é indicado para engorda e para o gado leiteiro.
      O capim Massai é um bom pasto, no entanto, é de qualidade inferior dentre as variedades de Panicum. Ele é menos exigente em fertilidade. Caso o tipo de animal que irá pastejar seja gado de leite ou de corte utilize o Mombaça que dá um retorno maior.. o Massai seria indicado especificamente para cavalos.
      É interessante também que na época das águas, o capim Mombaça seja pastejado quando a altura dele estiver entre 85-90 cm. E deve-se retirar os animais quando a altura do capim estiver entre 50-40 cm.
      Espero ter ajudado.
      Abraço.

  1. BOA NOITE! GOSTARIA DE FORMAR 1 HECTARE E MEIO DE MASSAI PARA PASTAGEM DE CAVALOS. NO TERRENO QUE VOU PLANTAR ESTÁ FORMADO DE BRAQUIARÃO, COMO DEVO PROCEDER O PLANTIO? DEVO MATAR A BRAQUIARIA PRIMEIRO? NÃO TENHO ANALISE DE SOLO, SERIA BOM FAZER UMA CORREÇÃO? VOCÊS MANDAM AS SEMENTES PARA O MEU ENDEREÇO?

    1. Bom Dia senhor Sérgio!

      Para implantar o capim Massai é fundamental que o senhor retire toda o braquiarão. Com aradora na seca ela morre, mas na época das chuvas vai precisar de herbicida.
      O interessante nesse caso seria fazer uma correção de solo, por isso a análise é de suma importância, até para que o senhor tenha a certeza de qual nutriente está falta nesse solo.
      Para o plantio do capim Massai, nós aqui da Bioseeds sempre recomendamos para 1,5 hectare, 20 kg de sementes revestidas de capim Massai. A incorporação dessa semente deve ser superficial, cerca de 1 cm de profundidade, porque as sementes são pequenas. Pode ser o plantio a lanço ou com plantadeira.
      A adubação para o Massai deve ser com NPK com fórmula 8-20-15.
      Nós entregamos as sementes em seu endereço. Trabalhamos em parceria com os Correios e várias transportadoras, como a Braspress Transportes Urgente, Lopes Sul, Bertolini e etc. Cada uma das transportadoras entrega em uma região específica para não haver atrasos.

      Espero ter ajudado.
      Abraço!

    1. Boa Tarde Sr. Lucas, tudo bem?

      O capim Massai é sim indicado para ovinos, pois apresenta melhor cobertura de solo se comparado com outros cultivares de Panicuns.
      É uma gramínea muito versátil e que produz bastante, tanto em terreno seco como no irrigado. (Investimento na área é bem menor)
      É uma variedade que se adapta com facilidade, produz uma grande quantidade de folhas, além de ser resistente a cigarrinha das pastagens.

      No entanto se o senhor decidir por investir um pouco mais em sua área, o capim Tanzânia também é indicado. Se trata de uma variedade de Panicum igual ao capim Massai, a diferença entre os dois é que o Tanzânia é mais exigente em fertilidade. A produção de forrageira do capim Tanzânia, chega a ser 3 vezes maior do que a do capim Colonião na época da seca.

      O capim massai é indicado para o pastejo rotacionado devido a boa cobertura do solo e rápida rebrota, também serve para produção de feno.
      Seu teor de proteína bruta varia entre 10% e 12%, apresentando uma boa produção de folhagens, e é recomendado também na criação de bovinos e eqüinos.
      Para ovinos, certas características inerentes a espécie, é de grande importância. De maneira geral, os ovinos pastejam em grupos, sendo difícil observar um animal isolado do restante do rebanho. Assim, é importante que a forrageira escolhida seja de porte baixo (<80 cm de altura) para que haja a possibilidade de visão e percepção entre os animais do grupo de pastejo.

      Espero ter auxiliado.

      Abraço.

    1. Boa Tarde,

      Massai e Brachiarão são variedades diferentes, com desenvolvimento e necessidades nutricionais distintas. A entrada e saída dos animais para pastejo diferem. Não vejo aspectos positivos nesta consorciação.
      É mais conveniente a consorciação com Estilosante Campo Grande, Neste caso o Estilosante traz para o pasto um acréscimo em proteína e também leva Nitrogênio para o solo trazendo uma diminuição no gasto com fertilizantes nitrogenados
      Brachiaria e Estilosante Campo Grande é uma boa consorciação, se tiver um bom manejo.

      Espero ter ajudado,

      Att..

  2. Bom dia , Sou Braz de Gurupi-TO plantei capim massai a lanço e com adubo terra fértil mas não nasceu 5 por cento quero saber se foi porque não cobri a semente

    1. Boa Tarde!!
      As sementes para terem um bom percentual de germinação necessitam serem incorporadas para terem um melhor contato com o terreno.
      Se este procedimento não é realizado, muitas sementes não conseguem contato necessário com o solo e o percentual fica baixo.
      Esta situação é maior em sementes revestidas.
      A germinação não tem nada a ver com a adubação, sendo que pode também ter ocorrido falta de umidade logo após o plantio, ajudando esta situação de baixa germinação.
      Espero ter ajudado.
      Att,

  3. Boa tarde, eu gostaria de saber se ainda dá tempo de plantar o capim massai, já estando no mês de março. Eu moro aqui no Tocantins. Obrigado.

  4. Boa noite!!!
    Gostaria de saber se posso plantar o capim massai na cidade de Mairi Bahia, pois já estou no inicio de abril.
    No aguardo Juarez.

    1. Bom dia Juarez, tudo bem?
      Como é o regime de chuvas na sua região? Te pergunto porque vai depender muito do volume de chuvas dessa época do ano.
      Aguardo retorno.

      Att,

  5. Bom dia, estou preparando a terra para o plantio, gostei do relatório do capim mombaça, são 4 alqueires para o plantio, preciso saber quantos sacos de sementes vou precisar e qual o preço dos mesmos.
    Moro no interior do RJ, para ser mais exato em Rio Bonito.

    1. Bom dia,
      Você irá precisar de 280 Kg, para mais ou menos 20ha.(1 alq.igual a 4.84ha).
      Ficaria no valor de R$ 4.700,00 com frete incluso.
      Sacarias de 30Kg.

      Att,

  6. ola bom dia, sou da cidade de Feira Nova no estado de Pernambuco gostaria de saber se o capim massai e resistente a seca, e se e verdade que e toxico a equinos. Desde ja agradeco

    1. Boa Tarde Hanacor,
      O capim Massai é uma variedade que se adapta a terrenos menos férteis e com baixa incidência de chuvas.
      É uma variedade que possui maior rusticidade.
      Existem relatos no norte do Pará, da presença de fungos em áreas de alta umidade onde o capim Massai não foi bem manejado.
      Nesse caso, deixando passar a época de pastejo, o capim Massai se debruça ao solo. Esse contato com o solo, existindo presença de fungos pode ocasionar intoxicação em equinos.
      De maneira geral é uma variedade de capim usado em todo o Brasil sem maiores problemas, desde que haja um manejo adequado.
      Att,

  7. Boa noite!
    Tenho propriedade no sul do TO, com índice pluviométrico anual de 1.000 a 1.200 milímetros, é indicado plantar o massai consorciado com estilozante e também a dictioneira? O solo é baixa fertilidade.
    Obrigado

    1. Boa Tarde Senhor Helio, tudo bem?
      Desculpe a demora, mas tive um problema técnico com nosso Blog.
      Sobre a sua pergunta, dentro das condições de solo com baixa fertilidade, o capim Massai não se adaptaria. Sendo que ele se sobressai em solos de média a alta fertilidade, justamente por se tratar de um Panicum. E também não é uma variedade que tolere o encharcamento, recomendamos o plantio na época de outubro a fevereiro.
      Caso o senhor queira consorciar o Massai, o faça com a Dictioneura, pois ela se adapta a solos com baixa fertilidade, nesse caso o deverá ter atenção apenas para que a taxa de semeadura da Dictioneura seja menor do que a de Massai, caso contrário a Dictioneura poderá tomar conta e matar o Massai, isso ocorre porque a Dictioneura é mais agressiva.
      A Dictioneura se desenvolve bem em solos de baixa a média fertilidade. Como a sua região fica acima de 800mm nada impede a o plantio e desenvolvimento dessa variedade de capim, principalmente consorciada com o estilosantes.
      A consorciação com o estilosantes pode ser feito em qualquer das duas opções, por se tratar de uma leguminosa que contribui para a redução dos impactos ambientais e possibilita maior ganho de peso nos animais.
      Caso tenha alguma dúvida estarei a disposição.
      Att,

  8. Boa noite!
    Não entendi, no final do artigo acima sobre como plantar o Massai menciona que é indicado para solos de baixa fertilidade, já em sua resposta diz o contrário.

    1. Bom dia Sr. Helio,

      O capim Massai se desenvolve melhor com adubação, a resposta dele em solos adubados e corrigidos é muito melhor, mas consegue também dar uma boa resposta em terrenos de baixa fertilidade.
      Entre os Panicuns ( Mombaça, Tanzânia etc) é o menos exigente em fertilidade.
      Dentre as diversas variedades de gramíneas, para terrenos nestas condições podemos optar pelo Massai que terá um bom desenvolvimento,
      claro que qualquer variedade, mesmo as menos exigentes se desenvolvem melhor com adubação.
      Quando te respondi, para a situação que o senhor tem em mente realizar na sua propriedade, lhe expliquei da forma que faríamos e que achamos correto, para que alcance um plantio de sucesso.
      Espero ter ajudado,

      Att,

  9. Olá amigo tenho uma área que vou forma agora quando entra a chuva sou de Goiás e minha terra e meia fraca mas ate que o braquiarao vai mas n fica la essas coisas e tempo de seca pesado qual capim vc me indicaria?vou usar vacas nas pastagem..

    1. Olá,
      O certo seria uma análise correta indicando quanto a sua terra é fraca conforme disse. Recomendo variedades que se estabelecem em terras mais fracas como a Braquiária humidícola CV Llanero (Dictyoneura) e também o capim Andropogon. Essas variedades são recomendados a solos de baixa fertilidade e é uma opção para sistemas de produção com baixo nível de insumos.
      Mas cuidado, lembre-se que pastagens que te exigem menos, te entregam menos também e isso para vacas em lactação (se for o caso) pode não ser um bom negócio.
      Espero ter ajudado.
      Att,

  10. Um amigo plantou dois hectares de Massai e não adubou ,a terra é de baixa fertilidade , nasceu bem, tem boa cobertura de solo e se adaptou bem em nossa região ,Montes Claros ,norte de Minas Gerais.
    Vamos plantar também.

    SMS
    Marcos Gusmão.

    1. Olá Marcos,
      Cuidado amigo!
      Lembre-se que solos podem mudar de região para região, de fazenda para fazenda e de talhão para talhão.
      Existem várias classes de solos no Brasil e se basear somente na informação de que a terra do vizinho é de baixa fertilidade e deu certo, não quer dizer que dará certo para você.
      Avalie bem, faça uma análise de solo, busque um agrônomo e decida por uma espécie que se adapta melhor as condições de seu solo. E lembre ao seu amigo, de pensar a respeito de uma adubação de manutenção!!!

      Att,

  11. Boa tarde!
    Gostaria de saber se posso estar aplicando o fertilizante após a semeadura a lanço do massai, ou seria melhor aplicar depois de sua emergência? NPK 8-20-12

    1. Bom dia Sr. Rolf. Tudo bem?

      Fertilizantes nitrogenados e potássicos devem, preferencialmente, serem aplicados em cobertura.
      Na semeadura deve-se utilizar fontes de fósforo, se possível fosfatos solúveis (superfosfato simples ou triplo).
      00-21-00 em cobertura utiliza-se fórmulas contendo nitrogênio e potássio
      20-00-20, por exemplo.
      sulfato de amônio ou uréia (fontes de N)
      KCL (cloreto de potássio) fontes de K
      Espero ter ajudado.
      Att,

    1. Boa Tarde,

      Pedregulho é um empecilho para o bom desenvolvimento de qualquer pastagem pastagem. No entanto, dentro das opções existentes, o Massai é uma das mais viáveis.
      Ele aceita terrenos com maior fertilidade, com bom desenvolvimento e pode se adequar a presença de pedregulhos..

      Espero ter auxiliado,

      Att,

  12. Boa noite, tenho 7 hectares onde foi rendado por soja por 5 anos, contrato venceu e gostaria de plantar capim para colher semente, qual seria o melhor capim para
    Plantar, e a forma correta de plantar e qual seria o custo por hectare para plantar e colher.

    E mais importante se e realmente lucrativo.

    1. Boa Tarde,
      No que se refere a nutrição de solo, por ter sido lavoura de soja provavelmente esteja com correção de solo já feita.
      A variedade a ser plantada depende também da altitude da lavoura onde se pretende fazer o plantio.
      Panicum é plantado em altitude entre 300 e 400 metros, Brachiarias já preferem regiões com altitude entre 600 e 800 metros.
      Custo por hectare depende de que variedade for utilizada, precisa ser feito um projeto para o plantio detalhando cada operação.

      Em pesquisa com um de nossos técnicos aqui da empresa, me repassou a a seguinte resposta:

      “uma área de sete hectares não possui escala para ser viável economicamente para produção de sementes de capim no Brasil”.

      Espero ter auxiliado.
      Att,

  13. Olá, eu só o Éber, e plantei o capim massai em um terreno com muito pedregulho, pode nasceu muito bem, já faz 15 dias que plantei, isso garante o sucesso do pasto?

    1. Olá Éber!
      O capim Massai é dentre os Panicuns o mais rústico podendo sair bem em locais com solos de média acidez. O ideal seria uma análise de seus solos para se determinar a real necessidade de correções e suas devidas adubações. Se em 15 dias as sementes já estão germinando bem nessa área pedregosa como disse, podemos sim obter o sucesso do pasto. Mas não se esqueça de conferir a saúde de seus solos tanto quimicamente como fisicamente. Para a devida orientação procure um técnico em sua região.
      Att,

  14. Boa noite!
    Favor, qual é o período que o capim Massai sementeia? Estou no sul do TO, plantei o mesmo de 25/11 a 15/12.
    Outra pergunta, o Massai é suscetível a cigarringa

  15. Boa noite! Quero saber se o capim massai se desenvolve bem a meia sombra? Pois quero plantar ele em uma area onde tenho uns pés de laranja, goiaba entre outros

  16. Muito bom o blogue. Fiz uma pergunta sobre massai lá no tópico sobre humidicola pois estamos estudando adaptação de cultivares ao solo arenoso do cerrado do Tocantins região de Palmeira notes 1800 ml de chuva mas na faixa de só 12 a 15% de argila. Bem corrigido e adubado será que o massai aguenta !?

    1. Bom dia,
      Nas condições indicadas, o capim Massai é viável podendo dar bons resultados.
      Em função do alto nível pluviométrico e da correção da área que será feita.

  17. PS completando a pergunta acima – o capim tamani dito massai melhorado conserva as mesmas características de rusticidade e adaptação ao déficit hídrico e baixa fertilidade ? Pode entrar onde entraria a massai ? Se pode quais as vantagens? .a relação custo benéficio justifica já que como novidade ainda custa bem mais ?

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *