Produção de feno, uma alternativa de renda

Produção de feno, uma alternativa de renda

Como os preços do gado caíram drasticamente atualmente, os produtores estão examinando de perto todas as despesas de produção e buscando alternativas de renda. Saiba como a produção de feno é uma delas.

Faz todo o sentido avaliar de perto a eficiência do feno produzido em uma operação, porque o feno é tipicamente a ração mais cara alimentada ao gado.

Não apenas por causa do custo para produzi-lo, mas por causa do grande volume necessário como alimento básico quando as pastagens de verão estão inativas. Saiba mais sobre o assunto.

Importância da análise da produção de feno como fonte alternativa de renda

O fator “rendimento” é o que é tipicamente avaliado quando se considera eficiência.

– Nesse caso, a qualidade da forragem desempenha um grande papel, porque ela determina, entre outras coisas, a quantidade de ração suplementar que deve ser comprada para manter o desempenho animal.

– Os produtores muitas vezes se concentram na proteína fornecida pelas forragens, mas o maior desafio para manter a condição corporal para crescimento, reprodução e produção está relacionado à digestibilidade da fibra e ao nível de energia fornecido pelo feno.

  • Na produção de gado, o conteúdo energético dos alimentos é geralmente medido como Nutrientes Digestíveis Totais (NDT).

Em essência, o objetivo de quem busca uma alternativa de renda deve ser produzir um nível ótimo de rendimento, não em quilos totais de feno, mas em quilos totais de NDT / acre.

Seleção de variedade na produção de feno

Existem diferenças claras entre os tipos de forragem quanto ao rendimento e qualidade do feno produzido.

– Em geral, as leguminosas e forragens anuais têm a mais alta qualidade, enquanto as variedades de gramíneas perenes fornecem o maior rendimento por acre.

  • No início dos anos 2000, pesquisadores da Universidade de Wisconsin e da Universidade da Flórida desenvolveram uma medida mais robusta da qualidade da forragem, chamada Qualidade Relativa da Forragem.

O índice de QRF é baseado na NDT e na digestibilidade da fibra, bem como nas estimativas de consumo de matéria seca.

  • Assim como os produtores de gado aprenderam a depender de índices, os escores do QRF fornecem um único índice que representa a qualidade total dos nutrientes e a digestibilidade que afeta tanto a ingestão voluntária quanto a disponibilidade de nutrientes.

Uma pontuação de RFQ de 100 atende às necessidades nutricionais de vacas maduras.

– No entanto, existem outras variedades anuais, como grãos pequenos e azevém, que também podem atender às necessidades do gado em lactação.

  • Nos anos em que as condições climáticas favorecem a produção anual de forragem, o crescimento excessivo pode ser colhido para excelente qualidade do feno.

– Legumes, no entanto, geralmente não são páreo para o rendimento de gramíneas perenes.

A maioria das leguminosas produzirá apenas 2 a 5 toneladas de forragem por acre em uma estação.

  • Os pesquisadores produziram em média 6-12 toneladas de forragem com as variedades Bahia e Bermudagrass em seu teste de variedade de 3 anos, o que não é exatamente o mesmo que a produção comercial de feno em larga escala.

Conclusões para uma produção de feno de qualidade

O ponto chave deste estudo, no entanto, é que quando todas as variedades foram administradas igualmente, os mais novos produziram rendimentos superiores em comparação com os antigos padrões de produção de feno.

Como é possível ver, há várias opções de variedade de forragens para escolher ao se produzir eficientemente feno de qualidade para o gado e obter uma renda alternativa passando-o para frente.

Na maioria das operações, entretanto, os campos de feno já foram estabelecidos, portanto, as três áreas de manejo restantes devem ser o foco para melhorar a eficiência dos campos já em produção de feno.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *