Por que as braquiárias não são recomendadas para cavalos?

Por que as braquiárias não são recomendadas para cavalos?

Durante os períodos em que a pastagem não está disponível, como após uma seca ou um incêndio florestal, a escolha e compra de feno ou outras fontes forrageiras torna-se uma decisão vital para os proprietários de cavalos. Entenda o porquê que as braquiárias não são recomendadas para cavalos.

A qualidade e o teor de nutrientes do feno ou fonte forrageira são críticos, pois são a base da dieta dos equinos e fornecem 50 a 90% da ingestão total de nutrientes para muitos cavalos.

Por que os proprietários de cavalos devem se preocupar com fontes de forragem para seus cavalos?

Devido ao sistema digestivo único e delicado do cavalo, ele precisa consumir no mínimo 1% do seu peso corporal diariamente em matéria seca, como forragem na forma de feno, palha e pastagem junto com algum grão.

E por que as braquiárias não são recomendadas para cavalos?

A maioria dos equinos é alimentada com mais do que essa quantidade, recebendo 2% do seu peso corporal por dia apenas em capim ou feno.

– Isto significa que um cavalo de 450 kg irá facilmente ingerir 5 a 7 de forragem por dia, juntamente com 1,5 a 3 kg de ração de grãos para manter um sistema digestivo saudável e boa condição corporal.

  • Para éguas em lactação ou cavalos jovens em crescimento, o consumo de feno é muito maior e pode chegar a 3% do peso corporal.

As braquiárias não são recomendadas para cavalos são altamente palatáveis para o gado, mas também altamente tóxicas para cavalos.

Isso acontece devido ao seu alto teor de oxalato. Os oxalatos são substâncias químicas contidas nas folhas das gramíneas e feno tropicais e subtropicais que crescem rapidamente, como Setaria, Buffel, Pangola, Grama Para, Guincho, Kikuyu, Grama Sinal e Pânico Verde.

– As gramíneas tropicais e subtropicais que contêm oxalatos crescem particularmente rapidamente após a chuva e durante as condições de clima quente, fazendo com que o final da primavera e do verão seja o momento ideal para o envenenamento por oxalato.

Para evitar que seus cavalos sejam envenenados pelo oxalato contido nessa forma de alimentação, as braquiárias não são recomendadas para cavalos.

O equilíbrio de oxalatos e cálcio na grama

Mas por que as braquiárias não são recomendadas para cavalos e são um problema específico?

– Todas as gramíneas contêm oxalatos, mas a maioria das espécies de gramíneas nativas ou temperadas possui um nível mais alto de cálcio (especialmente o biodisponível) que os oxalatos.

  • Quando a razão é mais do que o dobro dos oxalatos para a concentração de cálcio, a grama torna-se perigosa para a saúde do cavalo, especialmente quando eles comem essas gramas durante a maior parte do tempo de pastejo.

– Grandes quantidades de produtos químicos e de oxalato no capim tropical consumido por cavalos pastando pode causar uma redução significativa na absorção de cálcio e, durante um período de 4-6 semanas, pode levar ao desenvolvimento de ossos enfraquecidos e mais doenças.

  • Como apenas um curto período de pastejo de oxalato pode causar grave deficiência de cálcio e até mesmo enfraquecer e deformar ossos em cavalos, é importante compensar essa deficiência de cálcio com uma fonte bem formulada e de alta qualidade de cálcio na dieta.

Conclusão

A braquiária é uma erva daninha de estação quente que aparece em valas, áreas e campos perturbados.

– Ela tem uma aparência semelhante a um grande capim-colchão, mas na verdade é uma espécie separada que é quase tão invasiva quanto.

  • Essas ervas daninhas do são um problema tão grande nas áreas de cultivo que sua presença pode reduzir o rendimento do milho, por exemplo, em até 25%.

– Livrar-se de plantas com grama de sinal em tais situações aumenta o lucro econômico, mas é importante também na paisagem doméstica e na saúde dos cavalos, que sofrem envenenamento através dela.

Sabendo mais sobre o porquê das braquiárias não são recomendadas para cavalos, evite-as a todo custo, apostando, por exemplo, na limpeza e manutenção de sua pastagem.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *