Por que não se deve cultivar apenas uma variedade de capim em sua área?

Descubra porque não se deve cultivar apenas uma variedade de capim em sua área, e qual é a importância de manter mais de um tipo de capim em seu terreno.

Por que não se deve cultivar apenas uma variedade de capim em sua área?

A escolha do capim que será usado como forrageira em sua propriedade é um dos pontos mais importantes para manter o sucesso dos negócios. Mas é importante que você saiba que não se deve cultivar apenas uma variedade de capim em sua área.

Quando você começa a pesquisar mais sobre as sementes forrageiras, descobre que cada capim tem suas características e particularidades. E por isso mesmo é importante manter mais de uma variedade.

Entenda melhor porque cultivar mais de uma variedade de capim em sua área pode lhe ajudar a ter mais prosperidade e sucesso nos negócios. Será que vale a pena ter mais de um tipo?

Variedade de capim: cultive mais de uma para ter segurança em qualquer época do ano!

Não é segredo para ninguém que um pasto de boa qualidade garante sucesso na produção, e pode ser o grande responsável pela saúde dos animais e bom resultado nos negócios.

  • Variedade de capim – por que cultivar?

É muito comum que o pecuarista se apegue a um modelo de capim, e queira cultivar apenas ele em toda a área. Mas muitos especialistas orientam que a melhor estratégia é ter mais de uma variedade de capim em sua propriedade.

Isso porque assim você torna o seu ambiente mais resistente as pragas. Isso mesmo! Afinal, existem muitos capins que possuem resistências diferentes, e quando você cria piquetes com espécies diferentes, consegue se manter mais resistente a essa ameaça.

Como escolher o melhor capim para a minha propriedade?

Uma das dúvidas mais comuns de quem quer ter variedade de capim, é sobre como escolher as melhores espécies. Qual capim cultivar para o pastejo ideal?

Essa é uma pergunta que depende de uma série de fatores para a sua resposta. A começar por analisar muito bem o seu solo. É importante considerar todas a condições referentes a ele.

Nesse momento, você deve saber se o solo já foi degradado, e entender muito bem a condição climática da região. Existem capins que se desenvolvem melhor em condições secas e áridas, e são resistentes a essas adversidades.

Já outros preferem ambientes mais úmidos, e precisam da água para se manterem sempre em alta qualidade.

  • Qualidade da semente:

Podemos dizer que 70% do seu sucesso como pecuarista estará relacionado diretamente às sementes que você escolhe para plantar em seu pastejo.

Esse é um ponto de extrema atenção, e essa escolha precisa ser feita com muito cuidado. Como já dissemos em outros conteúdos, não existe uma fiscalização verdadeiramente eficaz com relação ao controle de qualidade das sementes.

Sendo assim, cabe a você levar em consideração sempre a compra desses produtos com empresas que sejam altamente confiáveis. E também é importante pesquisar e entender quais são as sementes mais adequadas para o seu tipo de solo e região.

Tudo isso vai contar muito com a qualidade. E ter uma variedade de capim, como dissemos, é uma forma de precaver contra diferentes males, tendo ainda mais segurança quanto à saúde de seu pastejo.

Aprenda a identificar problemas, e a remediá-los antes que se desenvolvam

Se você cultivar uma variedade de capim em seu pasto, é importante que redobre a atenção com relação a qualquer ameaça de pragas.

Considere que, se um dos pontos está saudável, não necessariamente os outros estão também, afinal, são diferentes espécies. Por isso você deve fazer uma manutenção mais cuidadosa, visitando os piquetes com frequência.

Cultivar mais de uma variedade de capim em sua propriedade é uma estratégia indicada por alguns especialistas como uma forma de correr menos riscos. Mas ela também exige ainda mais organização e cuidado.

Fontes:

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *