Diferenças entre Panicum Massai e Panicum Mombaça

Entenda quais são as diferenças e as especificidades dos capins Panicum Massai e Panicum Mombaça. Afinal, qual deles é a melhor opção na hora de escolher uma forrageira?

Diferenças entre Panicum Massai e Panicum Mombaça

Na hora de escolher uma planta para forrar o seu pasto, é importante pesquisar, e entender as características de cada uma. E por isso mesmo vamos lhe apresentar um pouco mais sobre Panicum Massai e Panicum Mombaça.

Assim como acontece com a Brachiaria, o capim do tipo Panicum é originário da África, e foi trazido para o Brasil justamente para servir de forrageira. Rapidamente foram aceitos e fizeram muito sucesso por aqui.

Como o clima dos dois continentes são muito parecidos, e ambos são tropicais, as plantas se deram muito bem pelo Brasil, e se tornaram muito popular em terras tupiniquins.

Entenda melhor quais são as diferenças entre Panicum Massai e Panicum Mombaça, e descubra porque essas plantas são as mais populares quando o assunto é pastejo de qualidade.

Panicum Massai e Panicum Mombaça: tudo o que você precisa saber sobre os capins mais famosos

A primeira coisa que você deve saber é que ambas as espécies, Panicum Massai e Panicum Mombaça, não possuem tanta facilidade de adaptação como acontece com os capins do tipo Brachiaria.

No entanto, em geral, o Panicum tem maior sucesso em solos bem drenados, e com produção de massa variando de 15 a 30 toneladas por hectare massa seca.

  • Panicum Massai:

A Panicum Massai é caracterizada por sua alta resistência ao ataque de cigarrinha-das-pastagens. Essa resistência é analisada principalmente quando falamos a respeito da sobrevivência e desenvolvimento das ninfas.

Ela acaba não promovendo um ambiente muito adequado para o desenvolvimento do inseto, e para o crescimento populacional da cigarrinha.

Esse é um capim que também tem alta resistência ao pisoteio dos animais, e comporta um número maior de cabeças em seu ambiente. No entanto, em alguns casos são observados que o Panicum Massai não promove um ganho de peso muito promissor.

Entenda um pouco sobre o Panicum Mombaça

Quando comparamos as diferenças entre Panicum Massai e Panicum Mombaça, é possível perceber que existem mais semelhanças do que diferenças entre elas.

  • Panicum Mombaça:

Essa planta também foi trazida da África, e introduzida no pastejo brasileiro pela EMBRAPA. Desde a sua chegada, a Panicum Mombaça é um sucesso no Brasil.

Trata-se de uma planta muito exigente com relação a acidez do solo em que será plantada. No entanto, ela consegue se desenvolver bem em solos com alto teor fosfórico.

Essa espécie se difere de sua irmã, a Panicum Massai, quando falamos em resistência à cigarrinha. Embora seja mais resistente do que outras espécies de Panicum, ela ainda pode ser considerada de resistência média a esse inseto.

Tanto a Panicum Massai e Panicum Mombaça são indicadas para animais bovinos em situação de engorda e fêmeas leiteiras. Também podem ser consumidas por quinos e bovinos, e não apresentam riscos.

É muito importante que o pastejo em solo forrageiro de Mombaça só aconteça com as plantas muito verdes. Caso contrário, poderá se dar inicio a degradação do solo.

O crescimento de ambos os capins, Panicum Massai e Panicum Mombaça, acontece mais intensamente em períodos chuvosos. Por isso deve-se aproveitar mais essas plantas nesses meses.

A recuperação após o pastejo deve acontecer em no máximo 30 dias. No mais, ambas conseguem ser bem resistentes ao pisoteio, e são plantas de excelente qualidade para quem quer ter um pasto bonito e saudável.

Agora que você já conhece sobre Panicum Massai e Panicum Mombaça já pode escolher entre elas para a sua propriedade. É sempre muito importante pesquisar os capins antes de adquirir qualquer um.

Cuidar do solo com cuidado lhe poupará muito dinheiro, pois a recuperação de solo degradado é algo caro e trabalhoso. Pense em Panicum Massai e Panicum Mombaça para lhe ajudar nisso.

Fontes:

http://old.cnpgc.embrapa.br/publicacoes/cot/COT69.html

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *