Brachiaria Marandu e suas qualidades

Conheça a Brachiaria Marandu, e descubra quais são as principais qualidades dessa forrageira que é uma das preferidas do agropecuarista brasileiro.

Brachiaria Marandu e suas qualidades

Escolher bem o que vai forrar o pasto é fundamental para a qualidade da pastagem e até mesmo para o desempenho dos bovinos. E nesse sentido, a Brachiaria Marandu é uma das preferidas dos profissionais.

Isso acontece porque essa é uma forragem de altíssima qualidade, e que ajuda muito no trabalho de pastejo, seja ele rotacional ou não. Um dos pontos mais atrativos é a sua resistência as mais variadas pragas!

Veja quais são as grandes qualidades da Brachiaria Marandu, e porque essa pode ser uma ótima ideia para o seu pastejo. Descubra mais sobre essa importante planta forrageira, que se tornou uma das mais populares no Brasil.

Brachiaria Marandu: tudo o que você precisa saber sobre essa forrageira!

São inúmeras as vantagens em adotar a Brachiaria Marandu como planta para forragem de pasto. Ela é extremamente resistente a diferentes tipos de praga, e ajuda muito no processo de pastejo, tornando o ambiente mais agradável para os animais.

Também conhecida como Capim-Marandu pelos mais íntimos, essa forrageira pode crescer até 1,0 m de diâmetro. Ela vegeta bem em diferentes altitudes, e é extremamente resistente as mais variadas situações, tais como:

  • Tolerância ao frio extremo;
  • Tolerância à seca;
  • Tolerância ao fogo.

A sua utilização, portanto, é muito grande em diversas regiões do país.  O mais indicado é que ela seja aplicada em bovinos de cria, recria e engorda. Mas não para por aí.

Criadores de ovinos e bubalinos também podem fazer uso da Brachiaria Marandu, pois ela é muito bem aceita por essas espécies.

Estoque de feno e períodos finais de chuvas também são propícios pata o capim Marandu

A Brachiaria Marandu é muito utilizada para vedação do pasto, principalmente em períodos finais de chuva intensa. Dessa forma, ele é utilizado para o estoque de feno, e é ideal para os períodos de seca.

A sua utilização se aplica bem tanto em pastejo rotacional quanto em pastejo continuo, graças a sua resistência. Essa é uma planta que também não sucumbe aos frequentes (e desagradáveis) ataques de cigarrinha.

Para os produtores que buscam por uma opção mais prática e funcional de pastejo seja para os períodos de seca ou para os períodos de chuva, apostar em Brachiaria Marandu pode ser uma grata surpresa.

A utilização de capim-Marandu é tão intensa no Brasil, que a planta está diretamente associada a geração de emprego em diferentes estados brasileiros.

Mas com certeza, a sua tolerância ao frio intenso, à seca e ao fogo é que fazem da Brachiaria Marandu a preferida dos agropecuaristas brasileiros. Com isso eles podem apostar em um pastejo resistente e de qualidade.

O Brasil inteiro utiliza Brachiaria Marandu. E você?

O Brasil é reconhecido como um dos maios exportadores de sementes de forrageiras do mundo. E por aqui, mais de 50 milhões de hectares estão forrados justamente com Brachiaria Marandu.

Esse número exorbitante em um país de vegetação tão rica, e cheio de variedade, prova que essa é realmente uma boa aposta para a criação de pastejo de alta qualidade.

Podemos dizer seguramente que na pecuária brasileira, a Brachiaria Marandu foi completamente abraçada pelos profissionais, tornando-se a queridinha dos profissionais do setor.

Se você tinha alguma dúvida sobre adotar essa planta como forragem, agora já sabe que estamos falando de uma das mais qualificadas para o seu terreno.

Podemos ainda dizer que ela está diretamente ligada a um desempenho mais satisfatório dos animais, promovendo ganho de peso, maior produção de leite e, principalmente, evitando a quebra de produção devido a ataques de cigarrinha-das-pastagens, uma frequente ameaça.

Agora você já conhece a Brachiaria Marandu. Aposte nessa planta para o seu pasto, e veja como você pode ter resultados ainda mais interessantes em sua produção.

Fontes:

http://blog.bioseeds.com.br/brachiaria-brizantha-marandu/

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *