Como fazer o controle de pragas no pastejo?

Como fazer o controle de pragas no pastejo?

Fazer o controle de pragas é um dos pontos mais importantes durante o pastejo. Isso porque somente dessa forma você garantirá a saúde de seu solo, sem correr riscos de degradação.

E existem muitos pontos de atenção que devem ser considerados nesse sentido. Afinal, uma das características das pragas em geral é que conseguem sobreviver nas mais adversas situações, e muitas vezes são bem difíceis de serem combatidas.

Veja quais são as nossas dicas para que você consiga fazer um excelente controle de pragas, e com isso mantenha sempre a sua propriedade em segurança e com alta qualidade.

Descubra como fazer o controle de pragas no pastejo

Existem diversos cuidados que você precisa tomar na hora que vai criar um pasto. Algumas escolhas e atitudes poderão impactar diretamente em seu trabalho, garantindo um pasto mais saudável e com maior resistência as adversidades.

E as pragas são sempre uma preocupação. Afinal, como se livrar desse mal, garantindo assim um pasto mais bonito e qualificado?

  • Escolha bem as sementes:

A primeira coisa com a qual você deve se preocupar é em escolher muito bem as sementes que vai usar em seu solo. Infelizmente, não existe uma fiscalização assídua a respeito da qualidade das sementes, e por isso existem algumas de péssima qualidade no mercado.

Você deve pesquisar, e comprar as sementes com fornecedores devidamente qualificados, para ter certeza de que elas estão limpas, e de que não trazem contaminações para o seu solo.

Também deve se atentar, na hora de fazer o controle de pragas, se está escolhendo sementes que são realmente adequadas para o tipo de solo, clima e condições do local.

E por fim, tenha uma boa quantidade de sementes, que consigam cobrir toda a superfície, evitando assim desgaste e disputa entre os animais.

A escolha do capim pode ajudar a conter as pragas!

Nem todo mundo sabe, mas a escolha adequada do capim pode ser uma grande aliada na hora de fazer o controle de pragas. Isso porque muitas plantas possuem uma resistência mais elevada a algumas pragas – como a cigarrinha!

Se você quer promover um controle de pragas, na hora de escolher o seu capim você deve analisar se ele é um desses, mais resistentes. Assim você já terá um pouco mais de segurança contra esses ataques.

  • Prevenir é melhor do que remediar:

O velho ditado popular nunca fez tanto sentido quanto nesse caso, quando conversamos com pecuaristas que querem fazer o controle de pragas. A melhor maneira de se livrar das pragas, e se prevenindo contra elas!

Lagartas, percevejos e os mais variados insetos podem colocar a sua produção em risco. Nesse caso, você precisa se manter sempre atento, e observar qualquer anomalia em seu solo.

Diversificar para resistir às pragas é uma boa estratégia!

Alguns especialistas apontam que uma das estratégias mais adequadas para fazer o devido controle de pragas é diversificar as espécies de capim que se cultiva na propriedade.

Existem muitas que são resistentes as mais diferentes pragas, e se você cultivar diferentes tipos em seu pastejo, correrá menos riscos de ter o seu solo degradado e o seu pasto comprometido por essa ameaça.

  • Evite áreas degradadas:

Começar um pasto em uma área degradada pode ser um problema. Muitas vezes esses locais sofrem com infestação e formigas, e com isso você terá certa dor de cabeça.

Para evitar isso, sempre escolha solos saudáveis, e observe muito a sua área. Ao notar qualquer problema ou anomalia, tome providencias para conter a proliferação e pragas logo no início.

Fazer o controle de pragas é uma das tarefas mais importantes para o pecuarista, e está diretamente relacionado a qualidade de seu negócio. Tenha muita atenção nisso!

Fontes:

http://hojeemdia.com.br/acervo/2.738/pasto-de-qualidade-garante-boa-produ%C3%A7%C3%A3o-1.322769

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *