Como cuidar de plantas daninhas no sistema ILPF

Como cuidar de plantas daninhas no sistema ILPF

O conhecimento da variabilidade espacial das propriedades do solo é útil para o uso racional de insumos, bem como na aplicação específica do cuidado com plantas daninhas no sistema ILPF.

Os sistemas integrados lavoura-pecuária-floresta (sistemas ILPF) fornecem uma estratégia de produção agrícola sustentável que integra culturas anuais, árvores e atividades pecuárias em uma mesma área e na mesma estação.

Como o cal e o fertilizante são fatores-chave para a intensificação dos sistemas agrícolas em solo ácido nos trópicos, a agricultura de precisão (PA) é a ferramenta para melhorar a eficiência do uso desses problemas. Saiba mais sobre o assunto.

As plantas daninhas no sistema ILPF

Uma pesquisa voltada para o cuidado de plantas daninhas no sistema ILPF foi efetuado.

– O objetivo desta pesquisa foi mapear e avaliar a variabilidade espacial das propriedades do solo, calagem e necessidade de adubação de um sistema ILPF.

– O estudo de campo foi realizado em uma área de 30 ha na Embrapa Pecuária Sudeste em São Carlos, SP, Brasil. Amostras de solo foram coletadas a 0–0,2 m de profundidade.

  • A variabilidade espacial das propriedades do solo e as necessidades locais de controle de plantas daninhas no sistema ILPF foram modeladas usando semi-variogramas, e as informações de fertilidade do solo foram modeladas.

– Outra abordagem utilizada baseou-se na recomendação de cal e fertilizante considerando os piquetes como a unidade de gestão mínima.

Os resultados mostraram que a geo estatística foi uma ferramenta útil para revelar a variabilidade espacial do solo e suportar estratégias de manejo.

Os nutrientes do solo foram utilizados para classificar o mapa de distribuição espacial do solo e projetar zonas de aplicação de cal e fertilizante específicas do local.

Nutrientes são apenas bons para a qualidade de um solo se não existem plantas daninhas no sistema ILPF que os prejudiquem.

Mais sobre o controle de plantas daninhas no sistema ILPF

A combinação do cuidado de culturas arbóreas, pastagens e animais simultaneamente e / ou sequencialmente é necessária para permitir a produção total máxima.

– O sistema ILPF É um sistema de produção agrícola de alta qualidade, dando prioridade a princípios baseados na sustentabilidade, aplicação de recursos naturais e mecanismos de controle para substituição de insumos poluentes.

– Isso é feito utilizando instrumentos adequados de monitoramento e rastreabilidade do processo, tornando-o economicamente viável, ambientalmente correto e socialmente justo.

  • Existem duas maneiras de lidar com ervas daninhas em pastagens – cobertura ou controle químico.

– A cobertura deve fornecer controle adequado de cardos, urtigas, ranúnculos e docas quando as populações de ervas daninhas são relativamente baixas.

– Quando a fertilidade do solo é boa, a cobertura próxima (até 5 cm) promove um denso gramado que mantém as ervas daninhas sob controle por meio de forte competição.

  • Além de melhorar a qualidade das pastagens, a cobertura também é mais barata do que a pulverização, que pode custar caro por hectare.

Onde houver severa infestação de ervas daninhas, a pulverização será necessária e é o único método efetivo de controlar as docas no solo da ensilagem.

Controle de plantas daninhas

Cardos crescem a partir de um sistema radicular de rastejamento subterrâneo e, portanto, uma pulverização não dará controle total.

– Se os piquetes de pastoreio forem cobertos regularmente (2-3 vezes / época), os cardos nunca chegarão ao estágio de floração e serão enfraquecidos até o ponto de eliminação.

  • Em qualquer caso, a cobertura deve ser feita antes da floração, mas isso não vai pegar todas as plantas pequenas que saem do sistema radicular rastejante.
  • A repetição da cobertura no final da temporada, após o pastoreio intenso, deve dar um controle satisfatório.

Pulverização para plantas daninhas no sistema ILPF

A pulverização deve ser feita quando as plantas estão crescendo vigorosamente antes do florescimento, com produtos contendo MCPA ou 2,4-D.

  • As urtigas crescem em aglomerados nos campos de pastagem e podem ser facilmente controladas por pulverização local com um herbicida, tal como os que contêm triclopir.

A aplicação pesada para limpeza de plantas daninhas no sistema ILPF de nitrogênio e potássio também é uma solução.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *