Por que investir em limpeza da pastagem?

A limpeza da pastagem é um dos principais cuidados para o pecuarista e fundamental no combate às plantas daninhas. Além disso, manter a pastagem limpa pode aumentar sua produtividade em até 50%.

Essa limpeza deve ser constante para evitar a proliferação de ervas daninhas. Ainda que pareça trabalhoso, pesquisas acadêmicas realizadas pela Universidade Federal do Mato Grosso mostram que é bem mais vantajoso para o pecuarista.

Outro ponto que reforça a importância da limpeza da pastagem está relacionado a vegetação local em geral. Sem essa limpeza recorrente, a vegetação crescerá e ficará mais grossa ao longo do tempo, dificultando o trabalho dos fazendeiros.

Ervas daninhas e a limpeza da pastagem

Na hora de realizar a limpeza da pastagem é necessário, incialmente, identificar qual é o tipo de erva daninha nativa da região e que pode aparecer na sua vegetação. Algumas espécies que precisam ser eliminadas são:

  • Carqueja
  • Miomio
  • Maria-mole
  • Alecrim do campo
  • Chirca
  • Caraguatá
  • Qualquer outra planta que não contribui para o enriquecimento da dieta animal diária.

As ervas daninhas já estão acostumadas a todo o contexto da fazenda, como, por exemplo, o clima e o próprio bioma. Tendo isso em vista, elas acabam se desenvolvendo muito mais rápido.

Com as ervas daninhas, que absorvem os nutrientes do solo, ocupam o espaço e utilizam a água da forrageira, há uma disputa maior por esses recursos. Consequentemente, há um grande impacto na qualidade e no crescimento da pastagem que reflete, ainda, na produção pecuária daquele espaço.

Algumas técnicas de limpeza

Atualmente, existem uma série de técnicas de limpeza de pastagem que variam entre a utilização de herbicidas e a utilização de tecnologias como a roçadeira, por exemplo. Conheça, a seguir, algumas opções:

  • As roçadeiras: as roçadeiras são mecanismos importantes no processo de limpeza da pastagem, já que ele é eficiente quando a vegetação está mais grossa e os herbicidas não conseguem controla-la.
  • Herbicidas: a aplicação química é bastante eficaz no controle das vegetações indesejadas. Elas também são bastante atrativas para o fazendeiro, uma vez que não possui alto custo operacional.
  • Queimadas: outra técnica bem conhecida é a queimada, mas é preciso estar atento para que ela não cause grandes danos ao solo. Preparamos um artigo bem interessante sobre alternativas às queimadas. Confira clicando aqui.

Algumas orientações

Agora que você já sabe a importância e algumas técnicas utilizadas na limpeza de pastagem, confira algumas dicas para manter a alta produtividade e uma vegetação de qualidade:

  1. Além das ervas daninhas, também é preciso estar atento com parasitas, pragas, cupins e cigarras. Todos eles impactam diretamente na produtividade dos bovinos.
  2. Considerando que a produtividade da pastagem aumenta através da limpeza constante, considere esse manejo como um investimento.
  3. Faça inspeções regulares para detectar possíveis problemas ou sintomas na vegetação. Dessa maneira, você pode agir de maneira mais eficaz afim de prevenir grandes danos.

Não deixe de conferir nosso artigo sobre os efeitos da mudança climática na pastagem. Bom trabalho!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *