Pastejo rotacionado: qual é o período certo para pastejo e descanso?

Quem trabalha com pastejo, principalmente para sistema produtivo, sabe da importância de manter um manejo cuidadoso e adequado da vegetação. Uma pastagem pobre, fraca e de péssima qualidade implica em um impacto não só na produtividade do animal, mas também em suas produções, como o leite, por exemplo.

Nesse sentido, uma das técnicas mais eficientes para manter uma pastagem de alto padrão é utilizar o sistema rotacionado. Confira, a seguir, tudo o que você precisa saber para entender o que é o pastejo rotacionado e como aplica-lo na sua fazenda.

O que é pastejo rotacionado?

O pastejo rotacionado é um sistema que consiste em combinar um tempo entre pastejo e descanso. Essas estruturas permitem um controle maior do pasto, facilita o processo de adubação, aumenta a eficiência da área e melhora a engorda do gado.

O pastejo, então, nada mais é do que dividir o seu pasto em áreas menores, chamadas de piquetes. Ele é rotacionado justamente porque você vai colocar o gado para pastar em áreas menores por menos tempo, mudando de áreas.

Dessa maneira, o seu capim terá mais tempo para crescer e você poderá cuidar do solo e de sua qualidade de uma forma mais eficiente.

Entretanto, para que esse sistema dê certo, não basta apenas dividir a área do pasto em pequenas partes e fazer o gado rodar por elas. É preciso de uma análise sobre o capim, terreno, número de gado que vai utilizar o espaço e muitos outros detalhes que influenciam no projeto do pastejo.

Os períodos ideais

Em geral, no sistema de pastejo rotacionado, o gado costuma ficar entre 1 e 8 dias em um piquete.

É importante manter esse período porque o pasto precisa de tempo para se recuperar e, ao mesmo tempo, não deixar a vegetação crescer tanto, já que uma vegetação muito alta afeta a rebrota.

Quando a vegetação está muito alta, ela faz sombra e impede a entrada de luz. Tendo isso em vista, a planta não consegue fazer fotossíntese com tanta eficiência e consequentemente não consegue crescer.

Não há nenhuma fórmula exata. Todos os fatores e o contexto no qual o pasto está enquadrado, assim como a quantidade e objetivo do gado, influenciam na hora do planejamento. Por isso é necessário um especialista em pastejo rotacionado.

Algumas vantagens do pastejo rotacionado

No sistema de pastejo rotacionado, a produção de leite é extremamente produtiva. A produção de gado de corte também se utiliza do pastejo rotacionado, já que ele é bem eficiente. Confira algumas vantagens:

  • Permite um manejo mais adequado do animal
  • Baixo investimento com infraestrutura, já que os bebedouros podem ser adaptados
  • Aumento da qualidade da vegetação
  • É possível integrar agricultura e pecuária
  • Aumento do valor nutritivo dos animais

Já que estamos falando sobre pastejo, não deixe de conferir nosso artigo sobre o solo ideal para pastagens. Ele contém informações valiosas para que você possa aumentar a qualidade da sua pastagem e, assim, atingir melhores resultados na sua produção.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *