Qual é o solo certo para pasto? Tudo o que você precisa saber.

Uma das principais questões para quem quer começar a utilizar o solo para pastagem e, assim, produzir gado, é o tipo de solo certo para desenvolver tal atividade. É claro que alguns tipos de solo, como o solo arenoso, exigem muito mais cuidado e tecnologia para que o capim se desenvolva com qualidade.

Entretanto, o solo certo está muito mais relacionado ao manejo adequado do que suas características. Neste artigo, você encontrará:

  • O que é pastagem
  • Como formar uma pastagem de qualidade: escolha da vegetação, preparação do solo, semeadura e primeiros cuidados.

O que é pastagem?

Pastagem é uma espécie de ecossistema que resulta de interação entre o solo, a vegetação e o animal, explorada pelo homem. Em geral, são utilizadas para a criação de gado.

Ela é uma área destinada à alimentação do gado, através dos pastos, que podem ser naturais, plantados ou modificados – para sua melhoria -, além das forrageiras, que são plantas gramíneas e leguminosas que também servem de alimento para os animais.

Apenas no Brasil, o maior exportador de gado comercial do mundo, existem cerca de 200 milhões de hectares de pastagens, de acordo com a EMBRAPA. Este é um setor, definitivamente, em constante crescimento. Em 2018, a exportação de carne bovina cresceu 11% no Brasil.

Por conta dessa demanda, novas tecnologias para o manejo das pastagens e do solo vêm ganhando espaço nas áreas de pastagem. Conheça, a seguir, como formar uma pastagem de qualidade.

Como formar uma pastagem de qualidade?

A primeira etapa para formar um pasto é pensar em algumas questões, que vão desde a escolha da forrageira e do capim, passando pela preparação do solo, plantação das sementes, até o primeiro pastejo. Sem deixar de lado, é claro, o manejo ao longo da produção.

Para escolher a forrageira e o capim a serem utilizados na pastagem, é necessário levar em consideração o objetivo da área, o capital disponível para investimento e a mão de obra disponível. Além disso, o clima da região é um fator determinante para a escola da vegetação, além da análise e qualidade do solo. Determinadas sementes não se adaptam a solos muito arenosos, por exemplo.

Algumas opções de forrageira e capim são:

  • Paiaguás
  • Piatã
  • Marandu
  • Decumbens
  • Tanzânia

O preparo do solo para pastagem é fundamental para que o capim cresça com qualidade. Para isso, é preciso proteger o solo da erosão, retirar toda a vegetação indesejada, abubar o solo, fazer uma análise química do solo, verificar a necessidade de realizar controle de insetos ou pragas e verificar a umidade do solo.

As sementes devem ser plantadas entre três e cinco centímetros de profundidade no solo. É fundamental a escolha de uma semente de qualidade. Há algumas opções de técnicas de plantio: lanço, sulco ou direto.

O primeiro pastejo deve ser realizado apenas após 40 dias, quando a planta atingir cerca de 75% de sua altura. Além disso, nesse primeiro momento, é indicado liberar apenas animais leves para o primeiro pastejo.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *