Nutrição de pastagem.

Nutrição de pastagem

A intensidade da pastagem e a cobertura da pastagem afetam sua qualidade e produção. O consumo de pasto é afetado pela quantidade e qualidade de pastagem oferecida a cada dia, tornando essencial o foco na nutrição de pastagem.

A gestão do pastoreio e nutrição de pastagem deve otimizar a produção e a qualidade das pastagens futuras, maximizando o desempenho do ambiente.

Controlar a área de pastejo a cada dia (ou seu comprimento de rotação) para manipular as pastagens consumidas para atender às metas médias de cobertura de pastagens para a fazenda é fundamental. Saiba mais sobre o assunto.

Importância da nutrição de pastagem

Estimar a área e a cobertura de pré-pastejo exigida para seus animais com base no resíduo de pastejo alvo e a ajustar depois de observar quando / se eles atingirão uma “altura de pastejo consistente e uniforme” é uma boa ideia.

– Tome decisões de gestão para maximizar a produção de pastagem durante as diferentes estações do ano.

– Trate a pastagem como uma cultura – remova a pastagem cultivada desde o último pastoreio e evite o aumento da altura pós-pastejo ao longo da estação.

  • Ter uma cobertura de pasto distribuída entre piquetes e uma cunha de alimentação para garantir que pastagem de alta qualidade seja oferecida em todos eles também é muito importante.

– Manter uma cobertura média de pasto acima de 1800kg de MS / ha1 / no início da primavera e entre 2000-2400kg de MS / ha1 / em outras para maximizar as taxas de crescimento das pastagens é fundamental.

Durante diferentes estações, a altura dos resíduos pós-pastejo (cobertura) não muda, mas a massa de matéria seca aumenta. Esse é o valor de usar RPM ou uma fórmula para o RPM da temporada.

Conheça a biologia do azevém e aprenda os pontos mais delicados sobre como cultivá-lo bem em sua nutrição de pastagem

Um pasto de azevém perene é composto de uma população de plantas individuais. Cada planta é composta de um número de perfilhos.

– Cada leme só pode manter 3 folhas vivas e cada folha irá se desenvolver a partir do ponto de crescimento na base do leme.

O ponto de crescimento está na base da planta, onde não é danificado pelo pastoreio.

Cada leme é capaz de produzir perfilhos novos ou filhas. Estes “filhotes” produzem uma nova planta.

Identificando o azevém perene

Um azevém perene contém:

– Folhas sem pelos, nervura definida na superfície superior, e é brilhante por baixo. A folha emergente é dobrada, a base avermelhada / roxa e as plantas são constituídas por um bom número de perfilhos. Cada leme:

  • Tem suas próprias folhas e raízes;
  • Mantém três folhas vivas que se desenvolvem a partir do ponto de crescimento na base do leme;
  • É capaz de produzir perfilhos novos ou filhas;
  • Tem uma folha crescendo de cada vez;
  • Quando surge a quarta nova folha, a folha mais velha morre;
  • Vive por cerca de um ano.

A primavera e o outono são períodos-chave do perfilhamento, que é a produção / crescimento de novos perfilhos.

– Os perfilhos podem ser classificados como vegetativos (folhosos) ou reprodutivos.

– Um perfilho reprodutivo pode ser identificado procurando-se por nós na haste. Quando eles se tornam reprodutivos, o caule alonga-se e, eventualmente, se o leme não for pastoreado, uma sementeira é produzida.

Além disso, o estágio da folha pode ser usado para maximizar o desempenho da nutrição de pastagem.

O monitoramento do estágio de folhas de azevém é um indicador efetivo de quando um piquete está pronto para pastar. O momento ideal para pastar as pastagens de azevém está entre o estágio de 2 e 3 folhas.

Por que usar o estágio da folha na nutrição de pastagem?

O estágio da folha ajuda a identificar quando um piquete está pronto para ser pastejado e indica quão bem o tamanho da rotação se ajusta às condições atuais de crescimento da pastagem.

Na primavera, o uso do estágio foliar terá impacto na quantidade e na qualidade do pasto cultivado no final da estação. Além disso, a boa nutrição de pastagem na primavera aumenta o perfilhamento no azevém perene.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *