Brachiarias ou Panicuns, qual variedade utilizar?

Brachiarias ou Panicuns? O pasto é um tipo de cultura que dura muitos anos manejo, cada capim possui uma finalidade específica.

Brachiarias ou Panicuns? Finalidades específicas.

Brachiarias ou Panicuns, cada capim possui uma finalidade específica.
Brachiarias ou Panicuns, cada capim possui uma finalidade específica.

O pasto é essencial para a produção de bovinos. É um tipo de cultura que dura muitos anos sem ser manejado, não podemos esquecer que se for plantar brachiarias ou panicuns, cada capim possui uma finalidade específica.

As braquiárias são as espécies mais plantadas no Brasil.

  • Brachiarias Decumbens – Adaptada a solos de média a baixa fertilidade, em solos com pouca água, é uma planta agressiva e ajuda a conter a erosão;

É indicado para sistemas de cria recria e engorda, aguenta pisoteios e pode ser pastejada após 90 dias do plantio.

Seu ponto fraco é ser susceptível a cigarrinha das pastagens, dessa forma o produtor não deve separar o pasto muito cedo antes das primeiras chuvas, assim criará um ambiente propício para essa praga.

Você tem interesse em Brachiaria Decumbens? Clique aqui!

  • Brachiaria Humidicola – Tolera a seca, bom desenvolvimento em solos de média a baixa fertilidade, não tem uma produção muito grande, mas vai bem em ambientes onde nenhuma outra variedade vai.

Tolerante a alagamentos e solos encharcados, é indicado para manejo intensivo e suporta alta carga de animais. Pode ser pastejada  de 120 a 150 dias após o plantio.

Para comprar Brachiaria Humidicola é só clicar aqui.

Potencial produtivo de variedades.

Em termos de potencial produtivo, levam vantagem as seguintes espécies:

  • Xaraés (Sendo a mais produtiva, nutritiva e com boa capacidade de suporte);
  • Piatã;
  • Marandu;
  • Paiaguás.

O capim Xaraés por ser muito produtivo cresce muito rápido, passando dos 35 cm os animais não o consomem muito e o ganho cai. Permite o pastejo nas águas por longos períodos.

  • Brachiaria Ruziziensis – “Apesar de ter alta suscetibilidade à cigarrinha, ele conta que a variedade apresenta boa produção e tem sido largamente usada para fazer palhada em cultivos de soja. Além da Brachiaria ruziziensis, a brizantha cv. Piatã é outra variedade em uso nesse sentido – “com potencial expressivo e capacidade de produzir bastante massa para a safrinha do boi de capim”. Portal DBO.

Clique aqui para conhecer a variedade de Brachiaria Ruziziensis.

Variedades de Panicuns.

Em se tratando de Panicuns, o maior problema é o manejo.  As variedades mais comuns são:

  • Mombaça;
  • Massai;
  • Tanzânia;
  • O cultivar Zuri e o hibrido Tamani, são mais recentes.

Essas variedades se dão melhor em sistema rotacionado, o que não é uma característica muito consolidada no Brasil.

“Então, o sistema acaba dando errado e o produtor coloca a culpa no capim, mas muitas vezes isso é resultado de um problema de gestão do rebanho na propriedade”. Portal DBO

O solo adequado para o Panicum é o mais fértil, sem esse diferencial pode ser que o produtor consiga implantar o cultivo no primeiro ano, mas nos próximos anos, se não fizer uma reposição de nutrientes no solo, pode vir a perder a pastagem.

O capim Mombaça após ser implantado, deve ter a altura entre 85 a 90 cm para ser pastejado, na época das águas. Quando a altura do capim estiver entre 50-40 cm, os animais devem ser retirados da pastagem de Mombaça.

Os capins do gênero Panicum são indicados para engorda, com exceção do capim Massai que possui qualidade inferior.

A Sementes Bioseeds possui algumas variedades de Panicuns, como o Mombaça, Massai e o Tanzânia. Venha conferir!!

2 comments

  1. Fiz 5 hectares com 10 piquetes rotacionados irrigados, para gado de corte.Pastoreio de 3 dias/piquete. Estou em Araçuaí, Vale do Jequitinhonha, Minas Gerais, região bastante seca e quente. Minha dúvida é se planto os panicuns Mombaça ou Zuri ou se a Xaraés resolveria melhor para mim, por ser, acredito eu, menos exigente. Então na média anual a xaraés poderia ser superior em rendimento ao panicuns. Seria isso? Ou poderia dividir a planta metade panicum/metade brachiaria? Aqui tem revenda Bioseeds.
    Obrigado

    1. Boa tarde,
      A braquiária xaraés ou MG-5 é de média exigência em fertilidade do solo.Já os Panicuns Zuri ou Mombaça, são de alta exigência.
      Acredito que o xaraés ou o próprio braquiarão marandu seriam melhores para essa situação.
      O correto seria observar a real necessidade desse solo.
      O capim xaraés com um bom manejo, possui um ótimo rendimento com boa qualidade forrageira cobrindo melhor o solo.
      Não aconselho esse consórcio entre panicuns e braquiária. As brachiarias podem sim ser consorciadas com outras espécies, como as leguminosas: Amendoim forrageiro,soja perene e etc.
      Espero ter auxiliado.
      Att,

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *