Plante Certo – Brachiaria Marandu.

Plante certo auxilia na formação de uma pastagem, por meio de conhecimento e não sorte, sem aumento de custos.

Plante Certo – Braquiarão, Brizantão ou Marandu.

Escolha sementes de qualidade. Plante certo te ajuda a obter a produtividade desejada.
Escolha sementes de qualidade. Plante certo te ajuda a obter a produtividade desejada.

O preparo inicial do solo para o plantio da Brachiaria Brizantha Marandu, também conhecida como braquiarão ou brizantão, deve ser feito através de uma aração e duas gradagens cruzadas, procurando-se nivelar e destorroar o solo. A correção e adubação do solo deverá ser recomendada de acordo com o resultado de uma análise prévia do mesmo. Entretanto, em situações onde não seja possível a sua realização, sugere-se a correção do solo através de uma aplicação de 2.000 kg/ha de calcário dolomítico para o suprimento das deficiências de cálcio e magnésio do solo, e de uma adubação com 200 kg/ha de Superfosfato Simples no momento do plantio, 60 kg de cloreto de potássio/ha fracionado em duas aplicações (no plantio e 30 dias após a germinação) e 100 kg de uréia fracionado em 3 aplicações (30 dias após a germinação, meio e final do período chuvoso).

As sementes da Braquiária Marandu, é comercializada pela Sementes Bioseeds, devem ser incorporadas de 2,0 a 5,0 cm de profundidade, utilizando-se a niveladora fechada após a distribuição das sementes na área. No caso de consorciação com leguminosas, a quantidade de sementes  de braquiária pode ser reduzida em 20%, dessa forma haverá estabelecimento da leguminosa escolhida.

É interessante que haja atenção para a ordem do plantio: Distribuição de sementes de Brizantha, logo após, pode ser passado a grade niveladora fechada. Distribua as sementes de leguminosas e por fim passe o rolo compactador.

O período para esse tipo de cultivo, é nos meses de outubro a janeiro, e deve-se usar 400 pontos de vc/ha e depois aumentar para 450 pontos, caso se escolha o plantio a lanço.

No plantio em linha, usa-se cerca de 300 pontos de vc/ha e depois pode-se aumentar para 350.

A quantidade de sementes revestidas utilizadas é de 10 a 12 kg/ha . No plantio em sulcos, o espaçamento deverá ser de 70 cm e no plantio em covas utiliza-se o espaçamento de 50 cm x 50 cm. No caso do plantio a lanço, após o semeio, deve-se proceder à uma gradagem leve, facilitando o enterrio das sementes.

Se você deseja saber mais sobre a descrição técnica dessa semente e quais as principais perguntas sobre a implantação dessa variedade clique aqui e venha conhecer nossa loja virtual.

O primeiro pastoreio da Marandu deve ser feito aos 90 dias após a germinação das sementes e ainda assim, cuidando com a quantidade de gado que se coloca sobre a pastagem. Normalmente é usado boi magro ou garrotes. Nessa época a pastagem vai estar em torno de 35 cm de altura. Cuide para que ela seja utilizada até atingir 20 cm de altura, nessa fase o gado deverá ser retirado. Esse tipo de manejo auxilia no perfilhamento da planta, fazendo com que essa variedade de braquiária, se torne mais forte e reduz a competição entre as plantas, por luz.

Sevocê gostou desse post, compartilhe ou apenas deixe o seu comentário, respondemos a todos eles.

Conheça nossa loja virtual!!! Trabalhamos com diversas variedades de sementes: Brachiarias, Cynodons, Panicuns, Leguminosas, Humidícolas e Gramíneas Tropicais. Para acessar é só clicar aqui. 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *