Capim vaquero x Tifton 85 – Entenda a diferença!

Capim Vaquero e o Tifton 85 possuem diferenças e similaridades. Saiba mais!

Capim Vaquero x Tifton 85 – Igualdades e diferenças.

Tifton 85 e Capim vaquero, produção de massa seca e capim rasteiro.
Tifton 85 e Capim vaquero, produção de massa seca e capim rasteiro.

As variedades de Capim,  Vaquero e o Tifton 85 produzem grande quantidade de massa seca e ambos se apresentam rasteiros. São iguais também, quanto  ao clima em que melhor se adaptam, tem preferência  pelos quentes ou mais amenos. Ambas as variedades  necessitam de solos com boa fertilidade, ou se não for natural, fazer correção com calagem e adubação.

Quanto ao visual , Capim Vaquero apresenta talos estreitos e folhas curtas, enquanto o Tifton 85 demonstra folhas compridas e talo alongado.

Conheça mais sobre o Capim Vaquero clicando aqui.

O Tifton 85 possui elevado gasto com mão de obra para o plantio, uma vez que a pastagem é implantada através de mudas.

Capim Vaquero é plantado através de sementes. Se o fazendeiro tiver gastos em formar um hectare de Capim Vaquero, essa formação será um valor fixo entre a compra de insumos para a correção do solo, preparo do terreno, compra das sementes e aplicação de calcário e adubo.

Já o Tifton 85, haverá um gasto no preparo do terreno, acrescido da mão de obra do plantio das mudas e na própria compra das mudas dessa variedade. A mão de obra gasta com pessoas capacitadas, pode variar entre 19 a 25 diárias.

O custo do Capim Vaquero se demonstra mais em conta, uma vez que o custo de 1 hora máquina é mais barato, do que o serviço braçal.

Caso o fazendeiro tenha suas próprias mudas de Tifton 85, ainda assim haverá gastos para colhê-la e prepara-la para o plantio. O capim Vaquero tem o seu pastejo antecipado desde que a fertilidade do solo seja corrigida. Pode-se usar um pasto de Capim Vaquero, entre 21 a 35 dias, dependendo da umidade do solo depois de formada a pastagem. Suas sementes por possuirem tamanho pequeno, nascerá muitas plantas por metro quadrado, isso auxilia a cobrir o solo rapidamente.

Para adquirir o Capim Vaquero e obter mais informações, basta acessa nossa loja virtual clicando aqui.

O Tifton 85 demora um pouco mais a utilização da pastagem. Dependendo do regime de chuvas, leva entre 50 e 90 dias, isso porque primeiro se espera a muda pegar, e lançar brotos para cobrir o solo. O Capim Vaquero perfilha melhor do que o Tifton 85, cerca de 8 mil perfilhos. Já o Tifton 85 apenas 4 mil e nas mesmas condições.

Agora que você já sabe das diferenças entre essas duas variedades de Capim, compartilhe com seus amigos e acesse nossa loja virtual para conhecer nossos produtos. www.bioseeds.com.br

Até a próxima!

29 comments

    1. Bom dia Ricardo,

      É viável sim o plantio de Tifton em morro.Plantas que crescem de forma estoloníferas(tipo de caule que cresce paralelamente ao chão), a cobertura é uniforme e auxilia a evitar a erosão. No entanto em terra ácida, há necessidade de calcariar, devido o Tifton necessitar de uma saturação de bases maior ou igual a 60%. Por essa razão é importante que se faça uma analise de solo.
      Espero ter auxiliado.
      Abraços.

    1. Bom dia Sr. Leonardo,

      As duas variedades são viáveis para gado de corte, o Tifton 85 apresenta uma pequena diferença com relação a volume produzido. No caso da fenação, é preferível o Capim Vaquero em função do talo ser mais fino, propiciando uma maior palatabilidade ao produto e em consequência um melhor aproveitamento do feno. No restante referente a nível de proteína, rebrote, dentre outras características, as duas variedades são similares.

      Att.

  1. Prezados Senhores,

    Boa noite.
    Favor enviar as diferenças (produtividade; proteína bruta; lotação ua/hectare; etc…) dos capins tifton 85 e vaqueiro, quando utilizado na pecuária leiteira sob o regime de pastejo rotacionado?
    Fico no aguardo e grato pela atenção.
    Saudações, Eduardo.

    1. Bom dia,

      Em produtividade as duas variedades são muito semelhantes, atingindo produções de 50 mil litros de leite por hectare ano.
      As vantagens do Capim Vaquero são: sua digestibilidade superior, palatabilidade e implantação por sementes.
      Att.

  2. Ola, qual a diferença do tifton vaqueiro em relação ao tifton 85 em relação a resistência ao frio e geadas.
    Sou de santa Catarina clima CFA (com geadas).
    Grato

    1. Boa Tarde,
      Capim Vaquero e Tifton 85 são variedades pertencentes ao mesmo gênero, Cynodon Dactylon, tendo as mesmas características agronômicas a respeito de tolerância ao frio. No entanto o Capim Vaquero não é Tifton, apenas pertence ao gênero Cynodon.
      Devem ser plantadas entre os meses de Outubro e Novembro, na região Sul, formando a pastagem em torno de 60 a 70 dias.
      A partir de Maio, com início das geadas, param seu crescimento, podendo ser plantada aveia em plantio direto na área. A partir de Setembro, com o aquecimento, voltam a se desenvolverem. Teremos um pasto de Cynodon no verão e Aveia no Inverno.

    1. Boa Tarde,

      Sim, pode ser consorciado.
      No inverno o capim vaquero pára de crescer, se jogar Aveia nesse terreno, você terá durante o inverno uma nova pastagem.
      Att,

  3. olá boa noite

    eu queria saber quantas cabeças de ouvinos ou caprinos podem ser colocadas no sistema de rotação em uma hectare irrigada de capim vaqueiro.
    grato:Eduardo

  4. Boa Tarde!

    Estou procurando um capim para fazer piquetes para bezerros. Me indicaram o coast-cross, mas hoje um vendedor me disse que o Vaquero pode ser utilizado para Bezerros. Essa informação está correta?

    Obrigado,

    Sidnei

    1. Boa Tarde Sr. Itamar,
      A respeito do clima a região é viável.
      Dependendo se a análise do solo indicar, basta corrigir o solo com calcário e usar fertilizantes. Dessa forma haverá um bom desenvolvimento do capim Vaquero.
      Podemos auxiliar o senhor na implantação dessa variedade de capim, caso haja necessidade.
      Att,

  5. Tenho uma area que hoje está co Braquiaria, querro substituir por capim vaqueiro. Qual a recomendação? como eliminar o braquiaria? qual capim sobrepõe qual no caso de competição?, caso o braquiaria não seja 100% eliminado?
    Grato.

    1. Bom dia João Vitor,
      1- Dessecação da parte aérea com glifosato (matar a planta adulta)
      2- Preparo do solo com aração e gradagem
      3- Aplicação do defensivo Trifluralina (matar o banco de sementes de braquiária viáveis no solo)
      4- aguardar 7 dias
      5- Correção e adubação do solo (de acordo com a análise de solo)
      6- semeadura do capim vaquero.

      Espero ter auxiliado,
      Att,

  6. Prezado, qual capim vc escolheria? No caso seria para vacas parideiras e bezerros melhores mais cavalos. Area de plantio tudo dentro dos conformes. 15 alqueires. Região serrana do rj. Terreno alto. Morros.

    1. Boa Tarde,
      Certo, como são vacas de leite, escolheria o capim Vaquero que vai atender aos cavalos e também será determinante para melhor produção leiteira. Na formação de piquetes conseguirá um retorno maior.
      A Humidicola é uma opção que atende a esses animais, mas seria de baixo rendimento em se tratando de proteína. Não muito adequado para bezerros.
      Uma segunda opção seria o capim massai, no entanto possui baixo teor de proteína (9%), precisando de complementação de ração no coxo.

      Att,

    1. Bom dia Sr. Arthur,
      O tifton 85 é propagado vegetativamente, por mudas e não sementes.
      Um exemplo de recomendação é o uso de plantio em linhas espaçadas de 0,9 m, depositando o propágulo a 5 cm de profundidade.
      Recomendo 4 a 5 Ton/ha para plantio a lanço, 2,5 Ton/ha para plantio em sulcos (linhas) e 3 Ton/ha para plantio em covas.
      O custo é mais elevado devido a mão de obra, por isso recomendamos o Capim Vaquero (mesmo gênero e família) no lugar do Tifton 85….e a propagação é por sementes…reduzindo o custo e sendo mais rápido a implantação do estande.

      Att,

    1. Boa Tarde Luciano, Tudo bem?
      A quantidade de feno é parecida para as duas espécies, eles são cynodons e
      a diferença é que o feno feito de capim vaquero é melhor, devido a sua morfologia.
      O capim vaquero possui folhas mais finas e menores e o talo é menor, com isso o feno fica de melhor qualidade, afetando menos a boca do animal, garantindo ótima palatabilidade em relação ao feno de tifton.

      Att,

    1. Boa Tarde,

      Usar herbicida à base de MSMA. Nome comercial Volcane ou Ankosar.
      Usar um dos dois
      Dosagem 03 litros por hectare mais 100 ml de óleo mineral podendo ser Assist.
      O Vaquero precisa estar na época de perfilhamento em torno de 10 cm de altura quando o produto for usado logo após o plantio da área.
      O herbicida controla Brachiaria e outras ervas de folha estreita e algumas de folha larga sem danificar o Vaquero
      Às vezes é necessário repetir a operação algum tempo depois se não houver controle total
      A temperatura ambiente deve estar acima de 20° C para efeito correto do produto.
      Att,

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *