Pastagem degradada – Revigore sua área!

Pastagem degradada é um fator alarmante. Na cabeça do pecuarista logo surge a dúvida: recuperar ou reformar a pastagem?

Há muitos acontecimentos que cercam essa questão da degradação de solos, como pragas e plantas invasoras, que auxiliam a degradação avançada dos recursos naturais e de manejos inadequados.

Devido a este problema, muitas vezes a degradação da pastagem não é percebida pelo produtor. No entanto consequências como a queda da produção de forragem e de sua qualidade ocorre, mesmo nas épocas favoráveis ao seu crescimento.

O problema com a degradação das pastagens ocorre pela ausência ou mal uso de práticas de preparo do solo, sistemas e métodos de plantio.

Pastagem Degradada – 3 maneiras recuperá-la.

A pastagem degradada precisa recuperar o solo é dar a ele condições para se estabelecer novamente.
A pastagem degradada precisa recuperar o solo é dar a ele condições para se estabelecer novamente.

No Brasil o que mais se observa, é a reforma da pastagem degradada, havendo poucos casos em que a decisão é de se fazer a recuperação química do solo.

A recuperação tem por finalidade oferecer à pastagem as condições originais do solo quando ela foi estabelecida, ou seja, fornecer nutrientes necessários de acordo com as analises químicas e as condições físicas do solo para que o pasto possa expressar seu potencial produtivo.

Há várias métodos para recuperar pastagens degradadas. Todos eles visam aumentar a produção de massa verde por área e melhorar a qualidade da forrageira.

#1 – Utiliza-se de uma pastagem anual (Milheto ou Aveia) ou de  grãos (milho, soja ou arroz) por um tempo para que a forrageira existente se revigore;

#2 – Plantio direto, de um pasto anual ou lavoura anual, esse método auxilia a pastagem a retornar através dos bancos de sementes existentes, precisando apenas de uma semeadura para uniformizar a população de plantas;

#3 – Revolvimento do solo com grade, arado, terraceador e uso do subsolador.

Brachiarias e Cynodons – Forrageiras para áreas degradadas.

Pastagem degradada. É importante escolher a pastagem certa para auxiliar na recuperação do solo.
Pastagem degradada. É importante escolher a pastagem certa para auxiliar na recuperação do solo.

No entanto, o 3º processo, haveria a ruptura dos recursos naturais, apresentado por alterações em sua estrutura, pela compactação e menor capacidade de infiltração e retenção de água.

Pastagens que podem auxiliar o desenvolvimento de áreas degradadas são aquelas do gênero, Brachiarias e Cynodons.

É importante que antes de qualquer decisão tomada sobre reforma ou recuperação de pastagens, seja observado o custo benefício favorável em função dos processos que serão utilizados.

GOSTOU DESSE ARTIGO?

Então não se esqueça, de deixar seu comentário.

Se ainda não se inscreveu para receber de forma gratuita nossas atualizações, não perca mais tempo, deixe o seu melhor  e-mail no formulário desse blog e aprenda dicas para tornar a sua pastagem ou cultura cada vez mais rentável.

Ahhhh!!! Venha conhecer nossa loja. Clique aqui e fique a vontade para ter uma experiência agradável

2 comments

  1. Gostei da matéria, bem explicativo, estou enfrentando este problema. O pasto esta fraco não aguenta a carga de gado desejada, eu acho q o pasto antigo, ataques de pragas, pouca chuva contribuem.

    1. Bom dia, senhor Ismael.
      Obrigada pelo comentário.
      Agradeço por ter lido nosso artigo.
      A degradação das pastagens é um assunto que precisa ser enfrentado, já que boa parte das pastagens no Brasil estão nestas condições.
      Esta situação diminui a lotação de gado na área baixando a produtividade do rebanho
      Estamos à disposição caso possamos ajudar de alguma forma.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *