Matéria seca é importante para os animais

O consumo de matéria seca é importante para os animais, uma vez que necessitam de complemento na alimentação, já que não conseguem consumir diariamente a quantidade de nutrientes que necessitam, levando a perda de peso.

Matéria seca nada mais é do que a massa do produto subtraída da massa de água, todos os alimentos, até mesmo aqueles com aparência mais seca, como feno, apresentam uma porcentagem de água em sua composição.

Quanto mais umidade tiver determinado produto, mais importante ele é. Por essa razão há necessidade de se conhecer a taxa de Matéria Seca (MS) ofertada ao seu rebanho.

Quando a taxa percentual da matéria seca não fica dentro dos padrões ideais, pode-se julgar erro no ponto de colheita do produto.

Por exemplo: a silagem de milho, que pode ter entre 20% e 45% de MS (ideal entre 30% a 35% de MS).

Para calcular essa porcentagem, precisamos ter como referência o tipo de animal ao qual esse produto será ofertado.

Um bezerro pesando 150 kg em jejum, consome em torno de 2,7% do peso vivo em MS, ou seja, CMS=150 ×2,70%=4,050 kg MS/cab/dia. Já um animal erado, com 500 kg em jejum, consome aproximadamente 2,25% do peso vivo em MS, resultando em: CMS=500×2,25%=11,250 kg MS/cab/dia. (Fonte Agroceres)

O consumo de matéria seca varia por animal, raça, sexo, idade e ganho de peso almejado.

O tipo de alimento a ser ofertado também pode variar, pois há aqueles mais volumosos e outros mais energéticos, que podem causar no final da digestão do animal mais saciedade e energia.

Animais que são ruminantes possuem em seu sistema digestivo, bactérias, fungos e protozoários que auxiliam esses animais a manter equilíbrio em seu organismo, por essa razão é necessário não haver tantas mudanças em sua alimentação, para que não haja um desequilíbrio.

A alimentação de animais deve ser bem equilibrada, fazendo sempre a oferta de forragem verde, forragem seca, silagem de milho e ração/concentrado nas proporções adequadas ao rebanho, por exemplo.

Quando ocorre um descuido, na verificação real da matéria seca (MS), alguns pontos mudam, na dieta do animal.

Na dieta mais úmida:

  • Os animais irão consumir menos do que deveriam em matéria seca, uma vez que toda a dieta fica com mais água e alguns animais continuarão a consumir até a saciedade, enquanto outros passarão fome;

Na dieta mais seca:

  • Os animais consomem mais do que deveriam em matéria seca, já que dieta fica com menos água. A regulação do consumo é fisiológica, os animais não consumiriam mais do que o necessário para a categoria – peso vivo e ganho médio diário, logo, sobraria alimento e haveria desperdício de dinheiro;

A verificação correta da matéria seca dos ingredientes é fundamental na dieta do animal, dessa forma se chega a um padrão junto aos demais nutrientes necessários.

O ideal é regular diariamente, reajustando a dieta quando necessário.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *