Formiga cortadeira – Competição pela pastagem.

A formiga cortadeira é uma praga que compete diretamente com o gado pelo recurso da pastagem. Saiba mais!

Formiga Cortadeira

Formiga cortaderia prefere locais ensolarados.
Formiga cortadeira prefere locais ensolarados.

No campo da pecuária brasileira, uma das principais pragas que tem gerado dores de cabeça ao produtor são as formigas cortadeiras.

Esse inseto trás como consequências:

  • Impossibilidade de rebrota;
  • Perda de produtividade da cultura ou pastagem adquirida;
  • Impedem que a planta se desenvolva bem, principalmente enquanto a pastagem ainda está em processo de estabelecimento;
  • Má formação da pastagem;
  • Atacam culturas de grãos em sistemas de lavoura-pecuária.

Existem características que auxiliam na identificação de qual gênero de formiga cortadeira existe em sua propriedade. Há dois gêneros mais conhecidos:

  • Formiga Saúva;
  • Formiga Quenquém.

A formiga saúva, é um inseto robusto que constroem ninhos com grande quantidade de terra solta ao redor deles. Podem trazer danos as mais diferentes espécies de gramíneas. Já as formigas quenquém, são menores que as saúvas, formam formigueiros isolados e com pouca terra aparente. Esse gênero de formiga quando em altas infestações, raspa o solo das pastagens.

Uma forma de combate muito comum, é a aração do solo, que acaba por revolver o formigueiro e expõe as formigas ao tempo, ambiente externo e inimigos naturais. Funciona melhor para a formiga quenquém, que possuem formigueiros menos profundos.

No caso das saúvas a aração com a remoção da vegetação, por 120 dias apresenta resultado. Mas não se esqueça de que a morte do formigueiro ocorre após a morte da rainha.

A aração em um período de 4 meses após a revoada, inicio da época de chuvas, auxilia a matar as jovens rainhas que se encontram nessa época a cerca de 20 cm da superfície do solo.

Para um controle químico, existe no mercado produtos como iscas, pó-seco, preparo de calda e termonebulização. Resultados satisfatórios no controle das formigas cortadeiras, exige o cálculo da área do formigueiro, princípio ativo usado, época de aplicação, etc.

Iscas granuladas é mais prática e necessita de pouca mão-de-obra, a aplicação é feita próxima ao olheiro ou ao longo dos carreiros (caminho das formigas), de preferência a tarde. O pó seco e a calda (pulverizadores costais).

Após o 1º combate contra a formiga cortadeira, há necessidade de uma segunda aplicação de preferência com  o princípio ativo diferente da primeira aplicação, 50 dias após a o início do combate.

As formigas cortadeiras geralmente se estabelecem em locais ensolarados e um manejo cultural desse gênero de formiga pode ajudar no controle desse inseto. Plantas forrageiras que não são atacadas por essas formigas podem ser cultivadas, como o capim barba-de-bode.

Plantas tóxicas para as formigas também geram resultados como o gergelim, mamona, capim braquiarão e a batata-doce, plantados sempre na borduadura dos piquetes.

Se você quiser saber mais a respeito do capim braquiarão, acesse nosso site e conheça mais sobre essa variedade. Basta clicar aqui!!!

Agora que você já conhece esse gênero de inseto que causa tantos danos a pecuária brasileira, compartilhe com seus amigos e acesse nossa loja virtual para conhecer nossos produtos. www.bioseeds.com.br

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *