Estilosantes Campo Grande – Um cultivar rico em proteína.

Estilosantes Campo Grande, uma forrageira rica em proteína.
Estilosantes Campo Grande, uma forrageira rica em proteína.

Estilosantes  (Stylosanthes) é uma leguminosa forrageira rica em proteína e transforma o nitrogênio da atmosfera fixando-o biologicamente ao solo.

Estilosantes Campo Grande, como Plantar:

A melhor época de plantio é quando as chuvas passam a ocorrer com maior frequência (Outubro a Fevereiro no Brasil Central);

Seja qual for o método escolhido, o plantio deve possibilitar a distribuição uniforme das sementes por toda a área a ser formada. No caso de plantio em linhas ou em covas, o espaçamento entre elas deve ser o menor possível. A semeadura pode ser feita a lanço ou em linha sempre com uma profundidade de 1 a 3 centímetros. A taxa de semeadura deve ser de 1,0 a 1,5 Kg por hectare de sementes puras e variáveis.

Para Equinos:

Manejar pastagens para equinos é difícil por causa de seu hábito seletivo. O animal ajusta seu comportamento de pastejo de acordo com a disponibilidade forragem e sua distribuição espacial. Os equinos pastejam durante 10 a 12 horas/dia, em turnos de 2 às 3 horas.

As principais gramíneas recomendadas para equinos são aqueles que pertencem ao gênero Panicum, estas gramíneas toleram solos moderadamente úmidos e são bem aceitas pelos equinos.

Para Ovinos:

No campo os produtores buscam a excelência na nutrição dos animais. Forrageiras que apresentam ótimos resultados na bovinocultura, também são utilizadas para formar áreas destinadas aos ovinos.

Além de ser mais bem aceito pelos ovinos, o capim massai não é susceptível ao desenvolvimento do fungo Pithomyces Chartarum, responsável pela chamada fotossensibilização ou requeima. “O fungo pode se desenvolver no sombreamento do capim, e, quando este capim é ingerido pelos animais pode causar lesões no fígado”. Os ovinos são muito sensíveis diferentes dos bovinos que são mais resistentes.

Se você gostou, não deixe de comentar logo abaixo e compartilhe esse artigo com seus amigos!

O Blog.Bioseeds possui uma loja virtual, temos de pronta entrega e com prazos curtíssimos no frete, uma gama de variedades de sementes para pastagem de excelente qualidade. Venha nos prestigiar com sua visita. Clique aqui e acesse.

Então vamos em frente!!!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *