Integração Lavoura-Pecuária. A renda que faltava para o seu bolso.

Integração - produtor preocupado
A integração lavoura e pecuária, auxilia a rentabilidade de muitos produtores rurais.

A integração lavoura e pecuária. Muitas são as oportunidades de gerar renda e recuperar a produção de sua área.

Muitos produtores devido à falta de renda e ao custo alto do preparo da terra, tem assistido suas plantações serem devoradas por pragas e pelo manejo deficiente. A dificuldade em encontrar mão-de-obra qualificada, é outro problema muito comum em propriedades rurais.

Em algumas situações o produtor acaba cedendo às condições do mercado que no momento pode não ser favorável, vendo a sua rentabilidade despencar.

Esses fatos ocorrem pela forma inadequada de se explorar economicamente o solo, causando uma redução na oferta de grãos e fibras. Outro fator importante que tem atrapalhado os produtores são as pastagens degradadas, sendo o custo para o seu preparo altíssimo.

A falta de maquinário apropriado, tecnologia e treinamento adequado aos funcionários, também agrava o quadro do agricultor.

Todos esses eventos somam diretamente no bolso do produtor, deixando-o cheio de dívidas, com uma área para cuidar e sem nenhum suporte ou mão de obra que ofereça apoio ou solução do problema.

Integração lavoura e pecuária. Vantagens econômicas para o pecuarista.

A integração lavoura-pecuária, trás vantagens para o pecuarista e tranquilidade ao agricultor.
A integração lavoura-pecuária, trás vantagens para o pecuarista e tranquilidade ao agricultor.

Integração lavoura e pecuária, trás vantagens econômicas, oferecendo baixo custo para a manutenção de pastagens.

No entanto todas esses dificuldades possuem solução. As atividades agrícolas e pecuárias podem ser exploradas em parceria na propriedade, trazendo vantagens econômicas para o pecuarista e possibilitando ao produtor uma segunda renda em regiões ou áreas onde não seja possível uma segunda safra.

Através da integração Lavoura-Pecuária, as atividades agrícolas e pecuárias, podem ser exploradas em parceria na propriedade, permitindo realizar a rotação das atividades rurais trazendo vantagens como a utilização econômica do solo e a captação de renda durante todo o ano, ou em boa parte dele.

Para quem não entende muito bem qual a importância desse sistema de integração, ele consiste em uma rotação, consorciação ou até mesmo sucessão das atividades agrícolas e pecuárias, onde o solo pode ser explorado economicamente, favorecendo o aumento da oferta de grãos, fibras, lã, carne, leite e agroenergia.

A realidade muda para o produtor. Com esse sistema não só poderá melhor aproveitar a área de sua propriedade, mas também gerar a sustentabilidade do empreendimento agrícola, reduzindo custos e possibilitando a redução do êxodo rural, pela melhor distribuição de renda e maior oferta de empregos no campo.

O produtor passa utilizar de forma mais ativa a mão de obra e de maquinário no decorrer do ano, os funcionários que no período da safra estão ocupados, no período da entressafra serão utilizados nas atividades pecuárias.

A maior estabilidade de renda é proporcionada ao produtor pelo fato de que ele não ficará mais dependente das condições favoráveis do mercado ou do clima, e poderá contar com a facilidade de obtenção de receitas em diferentes épocas do ano.

Recuperação de pastagens degradadas.

A integração lavoura e pecuária auxilia na prevenção e recuperação de áreas degradadas.
A integração lavoura e pecuária auxilia na prevenção e recuperação de áreas degradadas.

Outro benefício importante nesse sistema é a recuperação de pastagens degradadas. Utilizando a produção de lavoura para cobrir custos do preparo da terra, recuperando o potencial produtivo de áreas desmatadas, aumentando a produção de oferta de grãos e minimizando a pressão de abertura de novas áreas.

A redução de pragas e plantas daninhas nas lavouras irá ocorrer em função da rotação de culturas, dessa forma haverá a redução da quantidade de defensivos agrícolas e do custo da aplicação.

O adubo residual também é uma garantia de excelente aproveitamento, uma vez que o adubo utilizado na cultura anterior é aproveitado pela pastagem, assim a utilização de corretivos e fertilizantes é mais eficiente.

O sistema de integração lavoura-pecuária é uma combinação entre lavoura e pastagem. Com a introdução de capim como a Brachiaria Ruziziensis, nas áreas de lavoura em determinados períodos, têm-se a produção de excelente palhada para o sistema de plantio direto na palha, para cobertura vegetal e pastejo de animais após colheita da cultura (geralmente milho ou soja).

O plantio direto reduz custos com maquinário e defensivos, eleva o teor de matéria orgânica no solo e eleva a velocidade de infiltrações de água das chuvas no solo com cobertura vegetal o ano todo, protegendo-o da erosão.

Caso tenha interesse por converter a propriedade ou parte dela para a SILP (Sistema de integração lavoura-pecuária), o proprietário precisa ir se qualificando, pois alguns pecuaristas sentem mais dificuldade por se tratar de um sistema que possui seu parque de maquinário limitado. Portanto acaba por haver mais gastos com cercas e animais na propriedade.

Uma solução para esse problema são parcerias e arrendamentos de terra, que geram capital para fazer os investimentos que se fazem necessários na propriedade.

GOSTOU DESSE ARTIGO?

Então não se esqueça, de deixar seu comentário.

Se ainda não se inscreveu para receber de forma gratuita nossas atualizações. Não perca mais tempo, deixe o seu melhor  e-mail no formulário lateral desse blog e aprenda dicas para tornar a sua pastagem cada vez mais rentável.

Ahhhh!!! Venha conhecer nossa loja. Clique aqui e fique a vontade para ter uma experiência agradável

 

5 comments

  1. Está matéria não explica claramente como fazer esse trabalho, a recuperação do pasto e o plantio de outras culturas. Falou que pode ser feito, mas não explicou como deve ser feito. Então na minha opinião não ficou esclarecido como tornar o pasto rentável.

    1. Boa Tarde Huile e Rosi

      Que bom que vocês deixaram comentários.
      Essa matéria, não tem o sentido de explicar como é feito o plantio de outras culturas, ou a recuperação do pasto.
      É uma matéria que abrange o geral. Explicando do que se trata a integração lavoura e pecuária. Falando a respeito de como ainda em nosso país por exemplo, o manejo de pastagens é deficiente. Falando sobre as vantagens econômicas para o pecuarista, na parceria da atividade agrícola e pecuária. Onde o solo pode ser explorado economicamente, trazendo aumento da oferta de grãos, leite e outros produtos finais.
      É um artigo informativo. Interessante porque quando comecei a pesquisar sobre esse tema, buscando em outros sites, haviam muitas perguntas sobre o que era a integração. Muitas pessoas não sabiam/não tinham acesso a essa informação.
      Agradeço a vocês por participarem deixando sua opinião, que é importante para nós que pesquisamos e escrevemos aqui nesse blog.
      O que me faz pensar em escrever sobre como fazer essa integração e tornar o pasto mais rentável. De fato a ideia é excelente.
      Abraços e mais uma vez obrigado por participar deixando o seu comentário.
      Att.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *