Humidícola Llanero – Solos menos férteis.

Humidícola Llanero difere do ponto de vista forrageiro da humidícola comum, com maior aceitação por bovinos e equinos e maior qualidade nutricional.

A Humidicola (Dictyoneura/Llanero) se adapta bem em regiões tropicais desde o nível do mar até 1800 m de altitude, se adapta a solos ácidos e de baixa fertilidade, se desenvolve bem em solos francos á argilosos com boa drenagem. Tem maior tolerância ao encharcamento do que a Marandu e menor tolerância do que a humidícola.

Humidícola Llanero características:

Humidicola Llanero para áreas alagadas
Humidicola Llanero para áreas alagadas

Essa variedade de humidícola é uma gramínea de ciclo perene, semiereta a prostrada, estolonífera e rizomatosa, de 40 a 90 cm de altura, estolões compridos de cor púrpura com pilosidade de cor branca, folhas lanceoladas de 4 a 6 cm de comprimento e 0,8cm de largura, raízes adventícias superficiais.

As folhas são lineares lanceoladas, eretas, glabras, de cor púrpura, com uma das bordas denticuladas. Os talos e as nervuras das folhas são verdes com manchas púrpuras. A inflorescência é uma panícula com três ou quatro racemos de 4 a 6 cm de comprimento, cada um com 10 a 22 espiguetas alternas, sobre uma raque de cor púrpura  verde em forma de ziguezague.

Utilização e manejo:

O valor nutritivo do cultivar Llanero pode ser considerado como moderado a pobre (4 a 7% de Proteína). Em pastagens associadas com Arachis pintoi, foram obtidos ganhos de peso vivo por animal por ano de 124 a 183 kg e ganhos por hectare variando de 267 a 540 kg de peso vivo.

No desenvolvimento inicial deste pasto, assim como a humidícola, o primeiro pastejo deve ser efetuado de forma suave para estimular o perfilhamento e o enraizamento dos estolões. A dictyoneura sofre do mesmo problema que a humidícola e perde a qualidade nutricional mais rapidamente que outras braquiárias se deixarmos ela amadurecer. Recomendamos utilizar altas cargas animais ou maior frequência de pastejo, pois desta maneira os animais patejam uma forragem mais tenra e de melhor qualidade nutricional e de melhor digestibilidade.

Em solos ácidos, arenosos e pobres em fertilidade, este cultivar é uma das melhores opções de pastagem para equinos, ovino e caprino.

Condições de plantio:

As condições de plantio referem-se ao preparo de solo, as condições climáticas da região (chuva, temperatura do solo e luminosidade), se o solo foi corrigido (calagem) e fertilizado, se há problemas com insetos (formigas, cupins, grilos, gafanhotos, lagartas, cigarrinhas, etc), se há problemas com a infestação de ervas daninhas etc.

Estas informações deverão ser obtidas com o proprietário ou o administrador, pois são estas pessoas que conhecem melhor a região, para recomendarmos a quantidade necessária de sementes no plantio, assim como a forma em que será plantada. Por exemplo: condições médias de plantio, utilizando-se uma distribuidora de calcário e sementes com VC de 25%.

Se você gostou, não deixe de comentar logo abaixo e compartilhe esse artigo com seus amigos!

O Blog.Bioseeds possui uma loja virtual, temos de pronta entrega e com prazos curtíssimos no frete, uma gama de variedades de sementes para pastagem de excelente qualidade. Venha nos prestigiar com sua visita. Clique aqui e acesse.

Então vamos em frente!!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *