Gotejamento em pastagens – Irrigação localizada.

O Gotejamento é uma forma de irrigação localizada, usada em uma grande variedade de culturas ao redor do mundo.

Gotejamento em pastagens.

Gotejamento em pastagens
Gotejamento em pastagens

O Gotejamento em pastagens é uma forma de irrigação localizada, utilizada em pastos e também em  grande variedades de culturas ao redor do mundo.

A aplicação da água ocorre a partir dos gotejadores dispostos ao longo do tubo gotejador, instalado na superfície do terreno ou abaixo da superfície.

Benefícios da irrigação por gotejamento:

A irrigação por gotejamento quando bem planejada e bem administrada oferece uma série de vantagens agronômicas e econômicas como:

  • Menor consumo de água;
  • Menor consumo de energia;
  • Maior uniformidade de aplicação de água e fertilizantes;
  • Alta performance em Fertirrigação;
  • Redução do custo de mão de obra;
  • Adaptável a qualquer topografia.

O gotejamento permite que a planta receba a quantia exata de água para o seu desenvolvimento.

Clique aqui para conhecer nossas variedades de sementes para pastagens.

Como apareceu essa forma de irrigação?

O engenheiro Israelense Simcha Blass poderia ter usado a célebre palavra dita por Arquimedes ao descobrir a lei do empuxo: “Eureca”! , que significa “Eu descobri”.

A grande descoberta de Blass se deu no Kibutz de Hatzerim, comunidade israelense em que a produção e a renda são coletivas, localizado em pleno deserto.

Nessa região a chuva não ultrapassa 200 milímetros ao ano o que sempre obrigou a população a construir reservatórios com água do rio Jordão.

No entanto, a tubulação destes tanques começou a apresentar vazamentos e, onde gotejava água começava a crescer plantas.

Blass, observou o fato e logo viu a oportunidade.  Na sequência começou a desenvolver vários equipamentos que deram origem ao popular sistema de irrigação por gotejamento, uma tecnologia que revolucionou a agricultura em Israel.

Simples e extremamente preciso, esse tipo de irrigação aumenta significativamente a produtividade e promove a utilização racional da água: A eficiência do uso do recurso hídrico é de 95% com economia de energia.

Pontos positivos dessa técnica.

Para alcançar maiores índices de produtividade, alguns produtores rurais buscam alternativas para incrementar  a produção de carne e leite na propriedade e, consequentemente, aumentam os seus lucros gerados.

Com a irrigação das pastagens, o manejo da bovinocultura de corte e leite torna-se mais simples do que em um sistema tradicional de pastejo rotacionado.

Sem as flutuações na produção, devido a veranicos, o sistema torna-se mais estável, em regiões que não tem problemas de temperaturas e fotoperíodo.

A irrigação e a fertirrigação em pastagem são técnicas cujas aplicações vem crescendo no Brasil, possibilitando obter forrageiras de melhor valor nutricional e maiores índices de produção de matéria seca, além de favorecer o manejo racional do sistema de produção animal.

A técnica de irrigar pastagens possibilita:

  • Uma melhoria na qualidade da forragem;
  • Aumento significativo na produção de matéria seca por área;
  • Acréscimo na taxa de lotação (UA/ha), proporcionando a obtenção de índices satisfatórios de lucratividade. Tornado a atividade altamente competitiva no agronegócio nacional.

Conheça nossas variedades de sementes para pastagens. Clique aqui para conhecer nosso site.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *