Solo arenoso, que variedade de capim devo plantar?

O Solo arenoso também conhecido como solo leve. Mas qual variedade de capim devo plantar para cria, recria e engorda?

Solo arenoso, que tipo de capim devo plantar?

Solo arenoso sendo preparado para o plantio.
Solo arenoso sendo preparado para o plantio.

O Solo arenoso também conhecido como solo leve. Está presente em várias partes do Brasil, principalmente na região nordeste.  Possui uma textura granulosa, e como o próprio nome já diz, se destaca pela grande quantidade de areia.

O solo arenoso é composto de:

  • Grande parte por areia (70%);
  • Menor parte por argila (15%);

As princiais características do solo arenoso são:

  • Consistência granulosa (grãos grossos, médios e finos);
  • Alta porosidade e permeabilidade;
  • Pouca umidade;
  • Seca rapidamente;
  • Pobre em nutrientes e água;
  • Deficiência em cálcio;
  • PH ácido e baixo teor de matéria orgânica;
  • Presença de grandes poros (macroporos) entre os grãos de areia;
  • Dificulta a sobrevivência de plantas e organismos;
  • Altamente suscetíveis à erosão.

Para a utilização sustentável do solo arenoso na agricultura, faz-se necessário a adoção de práticas de conservação como o cuidado do solo por meio de técnicas de manejo, utilização do sistema de plantio direto, integração lavoura-pecuária, rotação de culturas, adubação verde (adubo orgânico), dentre outros.

Visto que esse tipo de solo apresenta grande porosidade e, consequentemente, perigo de erosão, especialistas apontam para a importância da rotação de culturas.

Quais variedades de pasto devo plantar, para cria, recria e engorda?

Como solos arenosos são pobres, é indicado a aplicação de resíduos vegetais e adubos orgânicos (bagaço de cana, bagaço de coco e estercos de animais) com fosfato e potássio, já que para a acidez do solo, recomenda-se a adição de calcário.

Como esse tipo de solo apresenta poros grandes entre os grãos de areia pelos quais a água e o ar circulam com facilidade, o escoamento de água costuma ser rápido e secam logo após as chuvas.

Nesse escoamento, a água pode levar sais minerais, contribuindo para tornar o solo pobre desses nutrientes.

O solo arenoso possui consistência granulosa como a areia. Muito presente na região Nordeste do Brasil, plantas e micro-organismos se desenvolvem com mais dificuldade nesse tipo de solo.

As melhores opções de capim para terrenos arenosos e de baixa fertilidade são:

  • Brachiaria Humidicola;
  • Brachiaria Decumbens.

A sementes Bioseeds vende essas variedades, para acessar, clique aqui.

São variedades que se adaptam à estas condições de terreno, conseguindo bom desenvolvimento e propiciando boa pastagem.

 

7 comments

  1. Tenho uma pequena propriedade, solo arenoso em alguma parte, porém, muita água, pois, há várias nascentes a menos de 300 metros da divisa, e o ribeirão corta minha propriedade. Porém o solo e arenoso..qual capim é mais indicado? Qual tipo de lavoura se adapta melhor?

    1. Boa Tarde,
      A Brachiaria humidícola, do nosso portfólio.
      Poderá usar também caso prefira, mudas de capim tangola.
      As duas variedades citadas são bastante resistentes a solos com deficiência de drenagem, solos encharcados.

      Espero ter auxiliado,
      Att.

    1. Tenho feito experiências diversas em solo arenoso no cerrado do Tocantins. Cerca de 10 a 15% só de argila e pobre em matéria orgânica e nutrientes. Tenho aplicado calcário ( entre 3 e 6 T / ha, em doferentes canteiros de experiencia. Fosfato reativo ( 250 s 600 kg), e cobertura com supersimples e 20-00-20. Plantei com piatan, MG5 e massai. Apesar da calagem e adubação os resultados ainda não animam proporcionalmente ao investimento. Das variedades testadas a que está se saindo bem é o massai. Tenho brachiara decunbens e humidicola em outras areas (pastagens mais antigas, mas originalmente mais férteis – não eram cerrado mas.mata ciliar ). A PERGUNTA AGORA – Agora estou por investir em áreas maiores, mas em dúvida sobre a variedade a usar. Humidicola (pouca massa e suscetível à cigarrinha), Decunbens (melhor de massa mas bem suscetivel à cigarrinha e ainda nao testei no cerrado ) ou arriscar no Massai (boa massa, boa propagação, mas ainda em testes (só 2 anos de plantio). Que decisão vocês recomendariam ?

  2. Boa tarde, Tenho uma pequena propriedade, solo arenoso, contudo gostaria de plantar capim para alimentação de cavalos. Qual a variedade de capim que pode me anteder? Visto que o Brachiaria os equinos não gostam.

    1. Bom dia,
      Você tem duas opções, a primeira é o capim Vaquero, alto teor de proteína, mas exigente em termos de adubação e fertilidade.
      A segunda opção é o capim Massai, também é um bom pasto que serve para equinos e com exigência um pouco menor em termos de adubação e fertilidade.
      Fertilidade, no caso do massai, necessitando uma maior mineralização dos animais.
      Já no caso do capim Vaquero também precisa de mineralização dos animais, mas com menor intensidade.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *